AUTORA:

O amor de Deus se manifesta e se estrutura no amor ao próximo. Amando ao próximo como a mim mesma, é que peguei na caneta para escrever este livro, tenho a certeza, agirá como uma arma que arrancará de sua mão, meu estimado jovem, qualquer objeto que o queira levar ao vício dos tóxicos. Acabando de ler “O Estudante”, você o usará como escudo contra as ciladas que o traficante de entorpecentes constrói em cada pátio, em cada corredor, em cada esquina; em mil outros lugares, por onde você tem necessidade de passar todos os dias.

Um abraço
Adelaide Carraro
Agosto de 75



O ESTUDANTE
Adelaide Carraro


LEIA, POR FAVOR


A campainha tocou. Atendi.
O menino ricamente vestido disse:
- Adelaide Carraro?
- Sim.
- Meu nome é Roberto. Sou filho do Dr. Rubens Lopes Mascarenhas. Não sei se a senhora teve conhecimento da grande tragédia que abalou a minha família.
- Li tudo a respeito, Roberto, e sinceramente senti muito.
- Dona Adelaide, eu...
- Tire o dona, tá?
- Obrigado. Bem, Adelaide, eu preciso muitíssimo de você.
- Então vamos conversar lá dentro.

- Meu chofer também pode entrar?
- Claro.
Ele ali sentado na minha frente, com os olhos brilhantes de lágrimas
e a voz embargada, começou a falar:
- Estou só, me sinto tio só. Não sei a quem recorrer. Meu Mestre "está morto, meu irmão está morto, meu pai não sai do quarto de meu irmão, minha mãe está internada em uma casa de saúde. Sinto-me sufocar. Não tenho freqüentado o colégio, não vou ao clube, não saio. Juro que a vida acabou para mim. Acabou aos 15 anos.
O que se dizer a uma criança que soluça desesperada em sua frente, depois de saber que essa mesma criança assistiu coisas horríveis, tremendamente horríveis? E as palavras vieram firmes e claras.
- Roberto, você não está só. Deus está com você. Deus, na sua infinita misericórdia, fortificará seu espírito e o espírito de seus pais. Você fará todos suportarem essa grande dor. Você me procurou e prometo fazer tudo para o ajudar. Fale sem acanhamento. Serei sua amiga. Agora deixe- me enxugar seus olhos. Pronto... Assim... Vou mandar servir um cafezinho.

***

Ele, mais calmo, Continuou:
- Adelaide, você me fez recordar que existe Deus e em nome dele eu lhe peco: faça chegar a todas as casas do Brasil esta carta. Juro que eu a escrevi quase cego de dor, mas, o dia em que eu souber que todos os estudantes do Brasil fazem de minha carta uma arma contra os traficantes de entorpecentes, voltarei a ser um jovem feliz.


***
Roberto Lopes Mascarenhas, esse livro é seu.
Peco-lhe que volte a me procurar, pois desejo encontrar em seu semblante a felicidade que o envolveu depois de saber que os estudantes já levantam na mão, a arma contra o tóxico. Arma fabricada pôr você: este livro.


Meu abraço
Adelaide Carraro
São Paulo, Julho, 1975

18 comentários

  1. Taí uma das histórias mais tristes e chocantes que pude ler. Livro juvenil, mas causa impacto em qualquer um! Me lembro daquele seu...rsrs capinha marromenos...iii, não dei nada por ele! Ainda bem que li!
    "NÃO JULGUE O LIVRO PELA CAPA."

    Boa noite,

    ANO NOVO, TUDO NOVO!

    ResponderExcluir
  2. Esqueci,
    Não vai falar sobre o Matt??

    "Suzanne, querida..."
    rsrs...
    LEMBRA??

    ACHEI O FILME. SE CHAMA "UM DIARIO PARA NICHOLAS" OU "SUZANNE'S DIARY FOR NICHOLAS".

    ResponderExcluir
  3. Olá Vivi

    vou correndo procurar esse filme. Foi bom você lembrar desse livro, é claro que vou comentar sobre ele

    ResponderExcluir
  4. Muito ruim, exagerado e mal escrito. Só uma mente pequena se contentaria com esses absurdos escritos.
    É ridículo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ridícula é você! Primeiramente leia o livro e compreenda a mensagem aue ele deseja passar. É uma história que nos prende e nos faz enxergar a realidade. Excelente livro!

      Excluir
    2. Quem deve ter mente pequena só pode ser ela,pois, o Estudante,apesar da triste história, é o melhor livro que já li.Realmente é muito forte a mensagem que esse livro passa.Excelente!

      Excluir
    3. Quem deve ter mente pequena só pode ser ela,pois, o Estudante,apesar da triste história, é o melhor livro que já li.Realmente é muito forte a mensagem que esse livro passa.Excelente!

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Ridículo é ler esse seu comentário baixo, ridículo, péssimo, sem cabimento. Você tem algum tipo de noção garota? Espero que conforme o tempo tenha passado, sua mente tenha crescido, aprenda a apreciar o que presta, esse livro por exemplo.

      Excluir
  5. Já leram O Estudante 2 e 3, Meu professor,meu herói também de Adelaide Carraro se não penso que vão adorar.

    ResponderExcluir
  6. Olá Célia
    Ainda não tivemos a oportunidade, mas vou procurar esse livro, fiquei curiosa
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!Prezados (as) amigos (as),eu tive a grande alegria e felicidade de ter lido esse livro durante o inícío de minha adolescecia,tinha 12 anos em 1973.Uma colega de sala, me emprestou o livro "O Estudante".Confesso que me chocou muito e a emoção tocou muito forte em meu coração.Lágrimas ralavam pelo meu rosto,durante a leitura do mesmo.Todos de minha sala leram esse livro e lembro-me dos comentários e emoções compartilhadas.Além da execente criação que tive dos meus pais,tenho absoluta certeza,de que o fato de NUNCA ter me envolvido com drogas,durante minha vida,foi o fato de ter lido esse livro.Muito Obrigado a sua autora Adelaide Carraro,a quem reverêncio e agradeço.Abraços.Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo !
      Admito que assim como vc esse livro foi um dos motivos que me manteve longe de todo tipo de droga e agradeço por meu pai ter insistido p que eu lesse, e sem dúvida alguma todos os adolescentes deveriam lê-lo, além de ter me emocionado muito esse livro foi p mim uma verdadeira lição de vida.

      Excluir
  8. Alguém sabe como anda a família Lopes Mascarenhas hoje em dia?

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Já procurei em todos os lados sobre a família Lopes Mascarenhas, mas nunca achei nada concreto e verídico, acredito que ainda vou encontrar, quando isso acontecer eu coloco aqui no Lilian & Jéssica.

    Abs.

    ResponderExcluir
  10. Oi ! Eu acabei de lêr novamente o livro "o estudante" eu li Quando era adolescente e fiquei muito tocada! Eu gostaria muito de saber como está Roberto lopes Mascarenhas !!

    ResponderExcluir
  11. Oi ! Eu acabei de lêr novamente o livro "o estudante" eu li Quando era adolescente e fiquei muito tocada! Eu gostaria muito de saber como está Roberto lopes Mascarenhas !!

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...