ARCA DAS LETRAS




As famílias de agricultores estão encantadas com a oportunidade de leitura proporcionada pelo programa Arca das Letras, que leva livros oara comunidades distantes das bibliotecas.

O programa Arca das Letras foi criado há oito anos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O objetivo é levar através de uma caixa recheada de livros, a leitura e outras atividades educacionais aos moradores da zona rural, onde uma biblioteca é algo raro. Oito mil comunidades da agricultura familiar em todo o Brasil já foram beneficiadas.


As bibliotecas são compostas por 300 livros, entre dicionários, obras de literatura, publicações nacionais, internacionais e clássicos, os acevos são formados por literatura infantil, para jovens e adultos, livros didáticos, técnicos, especializados e de referência ao exercicío da cidadania.

 O objetivo é promover o hábito da leitura nas comunidades. O programa inclui a formação de 536 agentes de leitura e de voluntários das comunidades rurais pra desenvolver atividades de incentivo à leitura e de empréstimos de livros.

O programa já implantou 631 bibliotecas em 13 estados, o que significa atendimento a 56.790 famílias com 164.060 livros. O programa também está presente em counidades do Timor Leste e de Cuba, 1.412 agentes. Os livros são doados por estudantes, instituições públicas e privadas, editoras, organizações não-governamentais e pelo Governo Federal.



Para incentivar e facilitar o acesso à leitura, as bibliotecas são instaladas na casa dos agentes de leitura ou nas sedes de uso coletivo (associações comunitárias, pontos de cultura, igreja), de acordo com a escolha e disponibilidade dos agentes.

O acervo inicial de cada arca conta com cerca de 200 livros, selecionados para contribuir com o trabalho, a pesquisa e o lazer das populações que vivem no campo.

Os livros são organizados na prateleiras de acordo com as áres. Depois as arcas seguem para seu devidos lugares (associações comunitárias, pontos de cultura, igreja ou para casa dos monitores), na frente da casa é colocada a indicação de que lá tem livros para todos e de graça.

Os móveis-biblioteca, onde os livros ficam expostos, são fabricados por meio de parcerias entre prefeituras, órgãos públicos, associações comunitárias e/ ou colaboradores eventuais.

Com os móveis-biblioteca fabricados, o Ministério de Desenvolvimento Agrário envia os livros, o material básico para o funcionamento da biblioteca e também fornece o apoio técnico necessário à capacitação dos agentes de leitura.




Em um grande movimento de solidariedade, o programa Arca das Letras conquistou uma rede de parceiros que reúne esforços e recursos para disseminar a leitura no meio rural brasileiro.


Para maiores informações.

CONTATOS:
Telefones: (61) 2020-0201
(61) 2020-0290
(61) 2020-0266 (FAX)
Endereço: Setor Bancário Norte - Quadra 2 - Lote 16 - Bloco D - Loja 10 - Edifício Sarkis - 2º subsolo - CEP: 70.040-020 - Brasília - DF

E-mail: arcadasletras@mda.gov.br
http://comunidades.mda.gov.br/dotlrn/clubs/arcadasletras/one-community?page_num=0

2 comentários

  1. Puxa...como eu gostei dessa frase aí de cima!!

    Legal a "Arca das Letras", legal o blog...

    Tá mais informativo agora. Antes era mais..."bobinho"...rsrs...
    boa tarde.

    ResponderExcluir
  2. show de post, gostei muito. essa iniciativa é maravilhosa, é o que faz a diferença. beijoss

    juliana neves, Nossa estante

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...