O que é BookCrossing ???

É um movimento que surgiu nos Estados Unidos em 2001 pelo programador Ron Hornbaker, a ideia é deixar um livro num local público, para que outros o encontrem, o leiam e assim sucessivamente. Desde o lançado do site www.bookcrossing.com, o movimento tem crescido, tornando-se global: está presente em 130 países, com mais de 6,2 milhões de livros registrados e 852 mil membros.

O objetivo do BookCrossing é "transformar o mundo todo em uma biblioteca". Para que isso se torne algo real é preciso libertar seus livros em locais públicos (cafés, transportes públicos, bancos de jardim e outros locais que a imaginação ditar) para que o maior número de pessoas os possam ler, em vez de os manterem parados nas estantes. Assim o acesso à leitura pode tornar-se universal e acessivel a todos.

No entanto, existe ainda um conceito restrito de BookCrossing que se refere à comunidade virtual, que não conhece limites geográficos , gerada em torno do sítio de internet criado com a intenção de se seguir o trajeto dos livros registados, nas suas viagens pelo mundo, através de um número identificativo escrito dentro de cada um dos livros. Pode-se fazer bookcrossing sem que os livros estejam registados no referido sítio de internet.

Esse movimento é basicamente “Ler, Registar e Libertar”, se você leu um livro muito legal e quer compartilhar com outras pessoas, é só ir até o site, cadastrar o livro e adquirir um número chamado BCID. No próprio site, você imprime uma pequena etiqueta (foto), cola no livro juntamente com o BCID, e por fim, divulga no seu perfil em que local você vai “liberta-lo”.



Projeto Livro Para Voar!    

Distribuidora de combustíveis ALE é a patrocinadora do projeto que iníciou o movimento em 2008, distribuindo quase sete mil livros em 134 postos de gasolina nas principais capitais do país. O feito transformou o Brasil na maior rede de bookcrossing fora dos EUA.

No site http://www.livroparavoar.com.br/ você liberta livros que já leu, fica sabendo onde encontrar títulos que quer ler e entra em contato com outros amantes da leitura.
E não é só isso. No Livro Para Voar, você pode também pesquisar autores e livros que admira, verificar se eles estão soltos à procura de um novo leitor e checar o que as pessoas estão dizendo a respeito da obra.



A jornalista Ana Laura Nahas espalhou os 30 últimos exemplares de seu livro "Todo Sentimento", foram espalhados por dez cidades brasileiras, com um pequeno cartão de instruções colado em cada livro. Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo são alguns dos locais onde o livro foi deixado.

As instruções sugerem que quem encontrar o livro escolha um texto, faça as anotações que quiser e, novamente, deixe o volume em um local público. "Queremos, literalmente, espalhar os sentimentos presentes nas crônicas, fazer com que pessoas, desconhecidas e diversas, peguem o livro depois de outros leitores e, da mesma forma, indiquem, marquem e deixem na rua", explica a autora.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...