Biblioteca Transcol

Três anos e sete meses após a inauguração da primeira Biblioteca Transcol, o projeto está prestes a atingir a marca de 170 mil empréstimos. Já são oito unidades instaladas nos terminais de integração do Sistema Transcol (Laranjeiras e Carapina, na Serra; Itacibá, Campo Grande e Jardim América, em Cariacica, e São Torquato, Ibes e Itaparica, em Vila Velha), que conquistaram 26.698 associados. O total de empréstimos efetuados é de 169.022.

As bibliotecas disponibilizam seu acervo para o empréstimo exclusivo de seus associados.  A variedade considerável de livros proporciona ao usuário uma leitura diversificada, tendo um número aproximado de 10 mil exemplares.  

E a quantidade de empréstimos alcançada é a demonstração do resultado do projeto realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), pela ONG Universidade para Todos e pela ArcelorMittal Tubarão, visando a incentivar a prática da leitura.
    
Para se associar à Biblioteca Transcol é necessário preencher um cadastro com dados pessoais, apresentar documento de identidade e comprovante de residência. O cadastrado recebe uma carteirinha com foto, que deve ser apresentada junto a um documento de identidade no ato de empréstimo de livros. Os leitores podem pegar um livro por vez, por um período de 10 dias, podendo ser renovado por mais dez. O atraso na devolução implica em multa de R$ 0,50 por dia de atraso.



No mês de fevereiro de 2011, os 10 livros mais lidos foram:
  • A Menina que Roubava Livros
  • Reunião Sombria - Série diários do Vampiro
  • Tentada - Série House of Night
  • A Cabana
  • Amanhecer
  • Marcada - Serie House of Night
  • Beijada por um Anjo
  • A Fúria - Série diários do Vampiro
  • Crepúsculo
  • O Despertar - Série diários do Vampiro.

  O Biblioteca Transcol é um projeto que visa incentivar a leitura nos segmentos que possuem dificuldade de acesso aos livros.Para isso, foram instaladas unidades de locações de livros, nos terminais rodoviários do Sistema TRANSCOL, pois, nesses circulam parcela significativa do público alvo do Projeto.
Nesse sentido, o Projeto está incentivando a leitura e contribuindo para a melhoria dovel de informação e conhecimento das populaçõeses menos favorecidas.

 A primeira unidade da Biblioteca foi lançada no Termial de Laranjeiras, no município de Serra. Em março de 2008 foram lançadas 02 novas Bibliotecas, nos Terminais de Itacibá, em Cariacica e no Ibes, em Vila Velha, e em abril de 2009 foi lançada a Biblioteca do Terminal de Campo Grande.
No período de agosto de 2007 a junho de 2009 se associaram 10.970 usuários do Transcol ao Projeto, e foram realizados 45.190 empréstimos de livros, com umadia de 250 empréstimos, por dia útil, nos 04 Terminais.

Nos dias atuais o Projeto Biblioteca Transcol conta com 6 (seis) unidades de biblioteca sendo, Laranjeiras, Ibes, Itacibá, Jardim América, Campo Grande, São Torquato, os terminais contemplados com o módulo da biblioteca Transcol.




Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...