ANTES DE MORRER


Antes de morrer é o tipo de livro que te faz pensar, escrito pela Autora Jenny Downham.
Tess Scott tem 16 anos e os mesmos desejos e inseguranças das outras meninas de sua idade. No entanto, numa época em que deveria descobri aos poucos o mundo adulto, sente que corre contra o relógio. Ela tem leucemia e experimenta a dura realidade de enfrenta a proximidade da morte, quando ainda se é tão jovem.







Tessa tenta agir como outras garotas, e para isso conta com sua melhor amiga Zoey. Mas agarrar-se aos sonhos de menina, quando a doença se agrava e as esperanças vãos e esvaindo aos poucos, é mais difícil do que se pode imaginar. Cabe então, uma última chance para viver, antes de morrer.
A solução encontrada pela jovem é viver intensamente, sem limites e regras, apeoveitando o melhor da adolesacencia nesse tempo que lhe resta e parece se esgotar tão veloz. Ela organiza uma lista com as dez coisas que mais deseja fazer antes de morrer, mesmo indo contra seu deblitado corpo, aposta todas as fichas em romper os limites.
A primeira relação, Infringir leis, dirigir um carro, ser famosa, amar... uma lista que visa sacudir sua existencia, abraçar o mundo, mas as consequências nem sempre são as esperadas.


Essas experiências podem ser frustantes, ou magoar aqueles que mais ama, deixando marcas profundas em sua família e em seus amigos.

 

O livro é narrado em primeira pessoa, o que só conta pontos a favor, pois aproxima o leitor da protagonista, nos ajuda entender o piscicológico da personagem, suas razões e sua visão de mundo. Os personagens criados Jenny são incriveis, a cada página a proximidade com o leitor se torna mais estrieita. São tão humanos, que despertam em nós emoções contastantes. O pai de Tessa, seu irmão, sua melhor amiga Zoey, e seu namorado Adam são os destaques dessa estória e cada um aos seu modo tenta lidar com a doença de uma pessoa que tanto amam. É incrível você ir lendo e notando as razões de cada personagem que se vê em torno da protagonista que caminha para a morte. O pai faz tudo por ela, o irmão ganha um detaque emocionante no desfecho, a amiga tenta lhe mostrar que pode fazer tudo, Adam lhe dar o item mais importante da lista.
O melhor do livro: não é clichê. Você se emociona, dar risadas e se irrita ( muito) com Tess. Se encanta pelo pai, se sensibiliza pelo irmão, se apaixona pelo namorado, quer matar a amiga. Isso por que cada personagem também vive seus prórpios dilemas. A doença de Tessa é epicentro, mas não anula a vida de cada um ao seu redor e isso torna o livro mais envolvente e os personagens mais reais em suas fraquezas e grandezas. Um reflexo da realidade dentro de um livro de ficção.

Eu recomendo esse livro mil vezes. 

Postado no blog http://nossaestante-br.blogspot.com/












Um comentário

  1. vai me emprestar não? rsrs
    um Beijo E um queijo!

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...