“Sobrevitória – Usina Arte Contemporânea, 25 anos depois”



O MAES recebe a exposição inédita “Sobrevitória”, constituída a partir do conjunto de obras de arte adquiridas pelo colecionador Marcio Espíndula, em sua maioria entre 1986 e 1989, período no qual ele manteve em funcionamento, em Vitória, a galeria Usina Arte Contemporânea

A curadoria realizada por Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos privilegia o recorte com 100 obras de arte contemporânea. Participam da mostra, entre grandes nomes da arte no Brasil, Amilcar de Castro, Iberê Camargo e Franz Weissmann, merecendo destaque a presença dos artistas Dionísio Del Santo, Hilal Sami Hilal, Regina Chulam e César Cola, que são capixabas.

“Sobrevitória”, que permanece em cartaz no MAES até 24 de julho, é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto de Ação Social e Cultural Sincades, com produção da ABZ Projetos Produções.

Recorte
Ressaltando a qualidade plástica das obras, a exposição evidencia dois momentos: o primeiro, pontual, abarca a produção artística anterior à década de 1980; enquanto o segundo reúne obras que passaram a integrar a coleção a partir das exposições realizadas na galeria Usina.
Os visitantes poderão conhecer 25 anos depois, a sequência de 25 exposições realizadas em menos de três anos na Usina Arte Contemporânea e, sobretudo, vão se surpreender com o elenco de artistas que delas participou.
Essa coleção de obras de arte constituída por Marcio Espíndula é relevante marco, seja para a cidade de Vitória e suas instituições culturais, seja para a história da arte brasileira das últimas três décadas.





Usina Arte Contemporânea
A galeria Usina Arte Contemporânea foi inaugurada no dia 17 de abril de 1986 com uma exposição coletiva. Seguiram-se ainda no mesmo ano, exposições de pinturas de Adriano de Aquino, Jorge Guinle, de Ivald Granato e Milton Machado; uma mostra de obras em papel de Iberê Camargo e duas outras de pinturas, de Gonçalo Ivo e de Hilal Sami Hilal.
Em 1987 foram realizadas dez exposições: pinturas e obras sobre papel de Leonilson; obras em papel de Antonio Dias e, em seguida, de Ione Saldanha; esculturas e obras sobre papel de Amilcar de Castro; uma nova exposição de Hilal Sami Hilal, desta vez de obras em pequenos formatos; pinturas sobre borracha e desenhos de Hilton Berredo; obras sobre papel de Mira Schendel; pinturas de Loio-Pérsio; esculturas para interiores de Franz Weissmann e pinturas de Regina Chulam.

Por fim, em 1988, foram sete mostras: pinturas de Daniel Senise; duas de esculturas e objetos de Carlos Fajardo e de Márcia Ramos; desenhos de
Ester Grinspum; esculturas e relevos de Frans Krajcberg; e mais duas de pinturas de César Cola e de Karin Lambrecht.

Em seu texto de apresentação, o curador Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos diz que “encerradas as atividades da Usina Arte Contemporânea no início de 1989, decantou-se um patrimônio que passou a ser não só conservado, como também acrescido de obras que saldam oportunidades aproveitadas ou perdidas”. Para ele “o acervo expressa uma sobrevitória, com o intuito de avivar a imaginação sobre o que se mantém de maneira diversa, há um quarto de século”.


Serviço
Exposição “Sobrevitória”
Abertura: terça-feira (24)
Horário: 20 horas
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES)
Endereço: Av. Jerônimo da Monteiro, 631, Centro – Vitória ES
Telefones: 27 3132-8393 | 3132-8390
Período: até 24 de julho
Visitação: terça a sexta-feira – das 10 às 18 horas - sábados, domingos e feriados – das 12 às 18 horas


Entrada franca



















3 comentários

  1. CRUZIS..NUM ESPERA NEM O POVO VER O OUTRO, JÁ VAI POSTANDO MAIS UM...EITA!!...

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que você já falou do dia do Livro e dos Direitos do Autor, mas você podia escrever um artigo de incentivo aos créditos, né?
    Tipo ensinar a fazer citações...Coisas que tem muita gente que copia coisas de artigos na internet e não cita o nome do Autor.
    Seria legal. Falar SOMENTE dos direitos do autor, até mesmo de artigos na internet, porque as coisas publicadas nela também têm autor!
    Beijo.
    =)

    ResponderExcluir
  3. Tá mei parado isso aqui hein!! Fim de semestre..kkkkkkk

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...