A CIDADE DO SOL






Autor: KHALED HOSSEINI
Editora: Nova Fronteira
Ano de lançamento: 2007
Número de páginas: 368


Quando comecei ler esse livro já imaginava que iria gostar, pois já tinha lido " O Caçador de Pipas”, mesmo assim me surpreendi, a história é muito bem construída e envolvente, tendo como pano de fundo a história do Oriente Médio , assim como os conflitos e as guerras pelas quais aquela região passou. Mas o que realmente marcou foi como o autor conseguiu unir a história de duas mulheres criadas de forma completamente diferentes, mas que juntas constroem uma linda história de amizade, luta e coragem.

Nesse livro Khaled Housseini voltar a ter como cenário a capital do Afeganistão, Cabul, mostrando mais uma vez a cultura de onde nasceu.  A Cidade do Sol é um romance envolvente, que leva o leitor a viajar pela cultura islâmica, vivenciando todas as belezas e contrastes.


“Aprenda isso de uma vez por todas, filha: assim como uma bússola precisa apontar para o norte, assim também o dedo acusador de um homem sempre encontra uma mulher à sua frente. Sempre. Nunca se esqueça disso, Mariam.”



   Sinopse do livro:



A cidade do sol conta a história de Mariam e Laila. Mariam tem 33 anos e viveu metade de sua vida num casebre isolado, distraindo-se com as flores, os mosquitos e as pedras de um riacho. Quando ela tinha quinze anos, sua mãe morreu e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Na grande cidade, Mariam cumprirá seu destino de mulher: servir ao marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. 

Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: “Você pode ser tudo o que quiser.” Sua mãe preocupa-se com os filhos que partiram para lutar contra os soviéticos, e esquece que a menina precisa tanto de sua atenção como os rapazes de suas preces. Laila vai à escola todos os dias, é inteligente, sonha com países distantes e com seu amigo, Tariq. Sempre soube que a vida era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. 

Confrontadas pela turbulência da história de um país, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram e estão absolutamente sós, com suas expectativas sobre a vida viradas de cabeça para baixo. A partir desse momento, embora o acaso — e também o ódio e a insensatez — continue a decidir seus passos, outra história começa a ser contada. Aquela que apaga as fronteiras entre países, entre idéias, entre Ocidente e Oriente, entre o justo e o injusto, amor e ódio, bem e mal, entre homens e mulheres.



Uma jovem Mariam está sentada junto à mesa, fazendo uma boneca à luz de uma lamparina a óleo. Está cantarolando. Tem o rosto suave e juvenil, o cabelo foi lavado e está penteado para trás. E não lhe falta nenhum dente. Laila a vê colar pedaços de lã na cabeça da boneca. Em poucos anos, essa menina vai ser uma mulher que pede muito pouco da vida, que nunca incomoda ninguém, que nunca deixa transparecer que ela também tem tristezas, desapontamentos, sonhos que foram menosprezados. Uma mulher que vai ser uma rocha no leito de um rio, suportando tudo sem se queixar [...]'


5 comentários

  1. Seguindo aqui!!!
    Me segue de volta?
    sosneurose.blogspot.com
    Sucesso aí!!

    ResponderExcluir
  2. Sou suspeita para falar porque eu amei este livro. Ele trás consigo uma mistura de emoções impressionante. E concordo com você, a história é realmente bem construida e envolvente.
    Bjs
    @PollyanaCampos
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pollyana

      Amei seu blog, já estou seguindo.
      Bjs

      Excluir
  3. Esse livro é o meu favorito do autor Khaled Hosseini.
    Não conseguia parar de ler, só quando estava quase chorando dentro do ônibus voltando da faculdade, pois até nessas horas eu lia!
    http://julicronicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é incrível mesmo, eu chorei muito e aprendi muito com ele a força daquelas mulheres :)

      Excluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...