O CHEIRO DE DEUS






Autor: Roberto Drummond
Ano: 2001
Editora: Objetiva
Número de Páginas: 406



Roberto Drummond , conhecido pelo best seller "Hilda Furacão", reinventa sua família para contar a história de uma dinastia inquieta e poderosa que tem como matriarca Dona Inácia Micaela, ela afronta os bons costumes mineiros ao casar-se com seu tio. As peripécias da matriarca, escritas em estilo vigoroso e bem-humorado, culminam em um medo bastante peculiar. Cega aos 65 anos, teme não conseguir aguçar suficientemente seu olfato para sentir o cheiro de Deus.

Apurando o olfato para sentir o cheiro de Deus, ela descobriu que a felicidade também cheirava, que também o dia tinha um cheiro próprio, assim como o sábado à noite em Belo Horizonte cheirava a suor dos amantes. Seria este o cheiro de Deus?

A trama gira em torno dos Drummond, uma estranha família do interior de Minas, em que os casamentos incestuosos são freqüentes e todos os homens têm nome de uísque. Micaéla tem como inimigo o Coronel Bim Bim, que vai a Belo Horizonte com o intuito de cortar a cabeça de Micaéla e pendurá-la no casarão de 28 janelas. Na verdade, eles, que defendem as cores da UDN e do PSD (partidos que dominaram a cena política brasileira de 1945 a 1964), vivem uma paixão inconfessável.



 ***


Quando começei ler esse livro estranhei a quantidade de incestos entre a família Drummond do Brasil, em alguns momentos do livro tive que recorrer a árvore genealógica da familia para lembrar quem era filho de quem.

Um dos livros mais incomuns que li, recheado de personagens intrigantes como a jovem Catula que muda a cor da pele com a chegada da frente fria; Júlia Preta e seu canto aziago que prenuncia morte; a mula sem cabeça que enxerga, o médium que psicografa Dostoievsky e as cinco irmãs que são um pouco anjos, um pouco demônios.

Só posso dizer que me surpreendi com a história, no começo achei que seria chato, no fim fiquei encantada e feliz por ter lido. 


8 comentários

  1. Parece interessante! Ótima resenha, Bjs

    ResponderExcluir
  2. Hum eu gosto de de histórias psicodelicas, parece bom ! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de histórias psicodelicas tenho certeza que irá gostar desse livro srrsrs

      Excluir
  3. Sei lá tenho medo de ler alguns livros , o pastor da minha igreja diz que os olhos é uma janela para alma, mas ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nani !

      A história é um pouco diferente do convencional, mas não precisa ter medo não pq no fim acaba sendo uma boa experiência.

      Excluir
  4. Oi!!!
    Já estou seguindo aqui!!
    Me segue de volta e curte no Face?
    www.sosneurose.blogspot.com
    Abraço!!
    P.S.: Adorei o visu do blog! Está de parabéns!!!

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...