O Surgimento do Livro Impresso
Você Sabia?
O primeiro Livro a ser impresso no mundo foi A Bíblia Sagrada. A impressão deu inicio no dia 23 de fevereiro de 1455 e levou cerca de cinco anos para ser concluída. 557 anos se passaram até chegarmos aos livros que temos hoje...
A primeira impressão aconteceu devido a Gutenberg, inventor alemão que nasceu em 1390 e morreu em fevereiro de 1468. Ele foi o inventor da famosa prensa de Gutemberg, que tornou possível a impressão. O invento foi o responsável pelo barateamento do livros, tornando a cultura mais acessível. Antes da prensa, os livros eram manuscritos. Isso mesmo! Tinha-se um livro original, e uma pessoa que copiava-o sob encomenda. A cópia era demorada e trabalhosa, as letras tinham que ter um desenho característico e cuidadoso. É de se imaginar que uma trabalho desses não podia ser barato. A tipografia chegou para mudar isso. O texto era composto por peças de metal que era embebidas em tinta e prensadas contra o papel, o que permitia um maior numero de cópias e consequentemente diminuindo o custo e aumentando o número de exemplares, assim como o de títulos. Se temos mais livros a menor custo, temos uma sociedade com maior acesso a cultura.
No inicio ( Lê-se primeiros 150 anos) a tipografia era destinada a livros e folhetos. Depois chegou aos jornais, sendo que sua invenção foi um dos estopins para a revolução da imprensa. E é reconhecido como o invento mais importante da modernidade, sendo fundamental em períodos como a renascença, e a revolução cientifica.
As Bíblias que ele imprimiu, ficaram conhecidas como bíblias de Gutenberg. Atualmente existem 60 delas (12 em pergaminho e 48 em papel), Pelo menos 15 estão na Alemanha.
Legal né? Será que Gutembrg podia imaginar que sua prensa seria tão importante? Ela foi fundamental para o desenvolvimento da nossa sociedade.
Do blog Nossa Estante - http://nossaestante-br.blogspot.com/
Nome para lista de visita: Klaus Castagnotto.
ResponderExcluirvery good.parabéns pelo posto!
ResponderExcluir