BIBLIO...  O QUE???

Digo as pessoas com muito orgulho que sou estudante de biblioteconomia e sempre acabo escutando perguntas do tipo Biblio...  O que?...  O que economia?...  O que é isso?... Biblioteca e economia?... É curso novo? ... Estudar quatro anos pra guardar livro Nunca tinha ouvido falar... Ah ta, então você vai trabalhar em biblioteca?... Você deve gostar de ler, né?...

E mais um monte de perguntas que ouvimos durante a graduação e ate mesmo depois dela. Não canso e nem vou cansar de explicar o que é, por esse motivo resolvi usar o blog para falar um pouco sobre o curso de Biblioteconomia.




A Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho e Emprego, entende que a profissão do bibliotecário encontra-se entre aquelas denominadas de Profissionais da Informação e os conhecimentos são adquiridos nos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação, em universidades públicas e privadas, em todas as regiões do país. 

 A Biblioteconomia, uma das profissões mais antigas, é vinculada à necessidade humana de recuperar, organizar e disseminar informações. Conforme ensina Edson Nery da Fonseca1, a "palavra biblioteconomia é composta por três elementos gregos - biblion (livro) + theka (caixa) + nomos (regra) - aos quais juntou-se o sufixo ia." Estima-se que talvez tenha se iniciado com as práticas estabelecidas pelos monges copistas.  A Biblioteconomia no Brasil como curso de graduação é considerada como uma das ciências da informação, pelo seu caráter interdisciplinar e pelo seu objeto de estudo.
Embora recorrentemente se associe a profissão às bibliotecas e aos livros, o trabalho do bibliotecário pode ser realizado em diferentes ambientes, locais, situações ou de forma autônoma, onde houver necessidade de informação organizada e tratada. Em realidade, a Biblioteconomia capacita o futuro bibliotecário a lidar com documentos, informações ou dados, de acordo com sistemas, linguagens e lógicas aprendidos no curso.  
 Assim, por intermédio dos cursos de Biblioteconomia, os profissionais lidam e desenvolvem bases de dados, organizam e tratam documentos que incluem os livros, as mídias eletrônicas, as revistas, e as informações contidas nas bibliotecas eletrônicas, que habitam os espaços digitais, além de atuarem na preservação de documentos, informações e dados, igualmente nos diferentes ambientes. Esse trabalho é realizado com base no aprendizado de linguagens documentárias, códigos e padrões internacionais e tratamento de conteúdos que permitem o tráfego e a troca de informações que extrapola os limites das organizações no país e no contexto internacional. 
O curso de Biblioteconomia permite ao profissional apreender técnicas de pesquisa em diferentes ambientes e sistemas, de atendimento ao usuário, de desenvolvimento e de gestão de sistemas de informação, de marketing e de análise de informação, de modo que os conteúdos se tornem recuperáveis por sistemas eletrônicos. Além disso, habilita o profissional a auxiliar seus usuários na organização e sistematização de seus trabalhos técnicos, na revisão de textos e na normalização de publicações.

Você sabe o significado do símbolo de Biblioteconomia, que é a lâmpada de Aladim e o livro aberto? 

A lâmpada de Aladim, representa a incessante vigília, a atividade intelectual, o trabalho árduo das investigações lítero-científicas. 
O livro aberto significa o oferecimento da educação e da cultura. 


Texto: Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal - http://www.abdf.org.br/principal/


3 comentários

  1. Eu gosto muito do seu blog , é sério e bem articulado , gosto de todas as resenhas que leio, são ótimas e as postagens sobre literatura , bibliotecas, enfim tudo é muito legal!
    Só tem uma coisa que não gosto , por isso até não comento , mesmo já tendo lido as resenhas , esse bendito código de letrinhas infernais que aparecem no final rs ufa! È chato qdo a gente erra. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Kayane essa letrinhas são muito chatas, infelizmente é um recurso do próprio blog.
      Bjs

      Excluir
    2. Concordo com vc Kayane essa letrinhas são muito chatas, infelizmente é um recurso do próprio blog.
      Bjs

      Excluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...