ORGANIZE SUA ESTANTE

Minha estante :D

Estante cheia de livros, vários estão emprestados com os amigos e você nem lembra quem está com o que, já passei por isso várias vezes e no fim acabei com livros desaparecidos. Consegui resolver esse pequeno probleminha com a ajuda de um software livre para bibliotecas, assim fica fácil organizar os livros, revistas, CDs e DVDs; além de cadastrar os amigos pra quem você empresta tudo isso no seu computador e sem custo. Vou falar de três softwares que conheço e utilizo no meu dia-a-dia.

 
MINIBIBLIO 
Distribuído de maneira livre, seu objetivo é o cadastro e o gerenciamento de livros, revistas, vídeos, manuais, discos e dados. É possível controlar os empréstimos através do cadastro de usuários. Possibilita o controle de empréstimos sabendo o dia em que um material foi retirado e quando foi (ou deve ser) devolvido. Está em português e sua interface é bem simples, atende de forma amigável a qualquer pessoal que deseja organizar seus livros. Apresenta 6 possibilidades de configuração visual e funcional.
Foi o que mais se adequou a minha necessidade de organizar minha estante.







BIBLIVRE
O Biblivre foi criado para promover a inclusão digital através da informatização de bibliotecas pelo uso de softwares livres. Qualquer pessoa pode compartilhar no sistema os seus textos, músicas, imagens e filmes. Para as bibliotecas (públicas ou privadas), permite a catalogação e a difusão de acervos de variados portes.
Mesmo sendo um software criado para interação de bibliotecas e possível utiliza-lo em casa sem problemas. Sua interface é um pouco mais complicada que o Biblivre, mas não se assuste ele vem com um manual em português que explica todo o funcionamento passo-a-passo.




PHL
O PHL - Personal Home Library, é uma aplicação Web especialmente desenvolvida para administração de coleções e serviços de bibliotecas e centros de informações.
Foi concebido como uma alternativa moderna e eficiente às bibliotecas e usuários com poucos recursos (financeiro e de pessoal) e que pretendem organizar suas coleções, automatizar rotinas e serviços e/ou disponibilizar e compartilhar seus catálogos através da Web. 
O PHL utiliza interface de uso intuitivo, não requerendo de seus usuários nenhum tipo especial de treinamento. O PHL foi desenvolvido em XML  IsisScript interpretada pelo software WWWisis©Bireme, diponível para todos os sistemas operacionais (Linux, FreeBSD, Windows, HP-UX, etc.).







Espero que gostem das dicas! 




3 comentários

  1. Gostei muito desse post e de conhecer esse software, felizmente eu nunca tive esse problema de ter livros desaparecidos, acho que eu piraria, já aprendi a emprestar apenas para a minha melhor amiga, que sabe o quanto eu odeio quando o meu livro não é devolvido em perfeits condições.
    OBS: Que inveja a sua estante é tão maior que minha...rsrs.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu deveria seguir seu exemplo e emprestar apenas p uma pessoa, mas não consigo assim q alguém fala que ler tal livro eu já saio falando q tenho e empresto srsr.

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...