PARA SEMPRE ANA 





Editora: Caravansarai
Ano: 2011
Páginas: 336

Na mística Três Luzes, o leitor percorre inicialmente três momentos afastados no tempo, onde três homens, de três gerações da família Rigotti, experimentam situações-limite pela influência de uma mesma mulher: Ana. A partir daí, a narrativa o leva a uma instigante viagem, nem sempre linear, entre meados do século XX e o início do XXI, na qual os dramas, o passado, o verdadeiro caráter e os segredos de cada personagem são pouco a pouco desnudados. A trama é conduzida pela busca de Ana e pela busca por Ana, forasteira misteriosa que abala os triluzianos e cuja trajetória se funde à dos demais em uma história carregada de luzes e sombras. A busca de Ana arrebata as emoções; a busca por Ana arrebata os sentidos. E ambas surpreendem. Sempre que tudo parece esclarecido, detalhes antes considerados sem importância provocam uma reviravolta geral na história. Até o último capítulo. Descubra se os mais atordoantes segredos de Três Luzes estão mesmo nos céus ou no fundo da alma de seus moradores.

***

Quem é Ana? Vilã? Mocinha? Sofredora? Amiga? Verdadeira? Mentirosa? Quem realmente é? Quem é essa mulher que modificou tantas vidas na pequena cidade de Três Luzes? Essas são perguntas que fazemos quando lemos Para Sempre Ana.
Posso dizer que odiei e amei Ana. Compartilhei da tristeza de Carlos. Admirei Caio. Ri muito com a “prafrenteza” de Claudia. Sofri e tentei compreender Cris. Gostei da vovó Gertrudes. Fiquei cansada com as conversas de padre Motta com delegado Irineu (srsrsrs) e me decepcionai com Márcia. Fazia muito tempo que não lia uma ficção tão verdadeira. Ao final do livro pensei “Acho que é uma história real com pitadinhas de ficção”. Personagens tão reais quanto eu e quanto você que está lendo, vidas que se cruzaram e tomaram rumos completamente diferentes.
É um romance que precisa ser apreciado. Com ele fui obrigada a deixar meu dom de “vidente” de lado; quando pensava “Já sei o que vai acontecer no final” e que a história seguiria num rumo já pré-determinado pela minha pessoa, eis que surge um novo fato e acontece uma reviravolta fazendo com que o leitor se surpreenda a cada capítulo. Uma coisa é certa não há como antecipar ou descobrir a verdade antes de se chegar ao capítulo final, pois o autor dá motivos para se desconfiar de várias linhas dessa cama de gato.
Um enredo (e que enredo!!!) construído de maneira inteligente, e de fácil entendimento, fazendo o leitor se envolver na história. Um texto extremamente bem construído, com uma linguagem leve, mesmo estando no passado, presente e futuro não nos perdeu. Sem ser cansativo Carmach cria um suspense que se prolonga até a última parte do livro. A cada revelação a percepção sobre os personagens vai mudando, uma hora simpatia e outra antipatia. Os moradores de Três Luzes me fizeram pensar, ou melhor, Sérgio Carmach me fez pensar, pensar em como o mundo realmente dá voltas e que sempre podemos mudar nossa história basta perdoar e ser perdoado.

Caro leitor, você se surpreenderá com o desfecho.









4 comentários

  1. Esse é um livro que vc empresta ( com o coração na mão rs) mas sem receio, sabe que vai agradar, depois dele não vou perder o escritor de vista!
    Amei sua resenha, soube colocar bem a história sem fazer spoilers, coisa que sou mestre! rs
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Também li esse livro e achei fantástico, é impossível adivinhar o final. Recomendo a todos.
    bjs

    Joyce
    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, flor.
    Eu sou doida para ler esse livro.
    Amei a capa, amei a história, amei tudo *-* haha
    Todo mundo fala super bem do livro, isso só me deixa mais ansiosa para ler haha
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Seguindo e Curtido!
    Retribui?

    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/11/resenha-liberta-me-trilogia-estilhaca.html

    https://www.facebook.com/overdoselite
    Bjus

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...