O PÁSSARO
“Lançava um olhar fulminante que já deixava prevista a desobediência. 
Onde foi que ela aprendeu a usar os olhos desse jeito?”



Editora: Novo Século
Categoria: Romance Histórico
Edição: 2012
Número de páginas: 480

Caroline Mondevieu é filha de um poderoso Barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Sua vida muda completamente quando encontra Bernardo, um charmoso domador de cavalos que parece ter o dom de irritá-la. Eles não conseguem se entender até quando percebem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, terão que passar por cima das suas diferenças e se unirem num arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam em sua jornada; perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolve muito mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados. Uma história romântica e surpreendente que irá prender sua atenção desde a primeira página. Você está preparado? 


"Europa, século XIII. Época dos vestidos pomposos, das charretes elegantes e das extensas propriedades de terra com seus castelos, onde perambulavam serviçais, condes, duques, barões e segredos"



Acredito que não somos nós quem decidimos os livros que vamos ler, pelo contrário são eles quem nos encontra e nos agarra e não solta nunca mais. Foi assim com O Pássaro, passei semanas olhando pra ele na estante até que ele gritou “- Eiii! Leia-me”, é foi praticamente assim :D

Adorei a forma como a Samanta mostra as relações sociais do século 18, o comportamento dos pais com os filhos, o casamento, o papel que a mulher desempenhava nessa sociedade desde criança tendo que estar sempre bela além de ser esposa submissa, a relação pobreza x riqueza e senhor x vassalo. Mas sempre tem algum personagem que vai contra esses padrões e é com um pensamento fora do padrão para época que conhecemos Caroline Mondevieu, uma garota que queria ser livre, voar como os pássaros, ir onde o coração desejasse, mas ser filha do Enézio Mondevieu não lhe proporcionava a tão desejada liberdade.




"Na verdade, milady, a maior diferença entre nós é que meu pai sempre trabalhou e sempre foi pobre. Já o seu, nunca fez nada, e tem tudo isso [...]”
"- Papai, como é que o senhor tem tanto ouro se eu nunca vi o senhor trabalhando? [...]

- E por que os seus empregados são pobres, se eles, sim, trabalham, e deveriam ganhar por isso? Eu vi a casa do homem que cuida dos cavalos, e é muito menor que a nossa! Sabia que moram três pessoas lá dentro?"




Bernardo um jovem domador de cavalo e vassalo do Barão Mondevieu, pai de Caroline, é aquele tipo de cowboy mal-educado e grosseirão, mas depois de descobrir seu amor por Caroline passamos a enxergar um Bernardo amoroso, cuidadoso e muito carismático. Mesmo vivendo vidas tão diferentes possuem um sonho em comum que os levará a viver uma aventura e descobrir uma paixão arrebatadora capaz de enfrentar muitas dificuldades.

O personagem que mais me encantou foi Caroline por ser corajosa, forte, sonhadora e principalmente determinada, algumas vezes achava seu comportamento muito infantil então me lembrava que ela tinha apenas 17 anos e exatamente por isso ela me surpreendeu em vários momentos. Teve duas outras personagens que na verdade foi uma alegria imensa quando elas começaram a tomar as rédeas da própria vida, mãe e irmã de Caroline, Antonelle mesmo debaixo de tanta humilhação existia uma mulher forte que praticamente sozinha sustentou um segredo por muitos anos. E Elizabeth que após sofrer nas mãos do pai decidiu que não seria assim em seu casamento e resolveu assim como a mãe fazer exatamente aquilo que desejava, assim acabou por encontrar sua verdadeira felicidade. E o que dizer dos ciganos? Sim, nessa história também tem ciganos,dança, música, beleza e magia. 




Bem, só tenho a dizer que amei, amei, amei esse livro, é um romance delicado, maravilhoso e inesquecível, é impossível não sentir vontade de começar tudo novamente quando terminamos a última página. É uma leitura que leva o leitor a sentir raiva, tristeza, alegria, enfim uma mistura de sentimentos que é difícil descrever. Tem um final surpreendente. E que final!!! Cheio de reviravoltas deliciosas, confesso que desejei outro final, mas depois entendi toda a riqueza da história contada por Samanta Holtz.











Book trailer














7 comentários

  1. Excelente resenha. Vc realmente nos deixa com vontade de ler o livro. ;)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Jess terminei hoje esse livro, eu adorei e concordo com vc "inesquecível" Caroline vai ficar para sempre na minha memória... Logo mais resenha dele . rsrsr
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Querida Jessica!!!

    Feliz demais em ler palavras tão lindas sobre meu livro...
    OBRIGADA por dividir suas impressões com seus leitores, aqui em seu blog... e por ser tão cuidadosa e caprichosa criando as imagens com os trechos do livro! Ficaram LINDOSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!

    Um beijo enorme em seu coração,

    Samanta

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...