O BIBLIOTECÁRIO NAS TELAS DE CINEMA:
 RETRATO FIEL OU ESTEREÓTIPO?









As representações sociais de Bibliotecas e de Bibliotecários estão registadas em muitas produções literárias e cinematográficas.

Umberto Eco em 1980 publicou pela primeira vez na Itália o romance “O Nome da Rosa”, posteriormente foi transformado em filme. No romance, é retratada a realidade de uma biblioteca de uma grande abadia medieval, no Norte da Itália. A biblioteca é destacada pela grandiosidade de seu acervo, em termos de quantidade e variedade, entretanto, uma grande característica evidenciada no romance é inacessibilidade do acervo. A biblioteca é descrita como um grande “labirinto” inacessível, no qual somente o bibliotecário e seu ajudante tinham acesso. No romance também foi realçada a complexidade da estrutura organizacional da biblioteca, assim como destacou a importância do papel do bibliotecário, não como disseminador da informação, mas como centralizador do conhecimento. 

Outras representações sociais estiveram presentes em algumas produções literárias e cinematográficas, cujos temas têm, como pano de fundo, as bibliotecas e a atuação dos bibliotecários, como por exemplo, “The time machine”, “Fahrenheit 451”, “O dia depois de amanhã”, “Star Wars – a guerra dos clones”, e os romances “Martin Éden”, “O homem sem qualidades”, e “A sombra do vento”.

No romance “Martin Éden”, o personagem da narrativa necessita de uma informação utilitária e prática, ou seja, um manual de boas maneiras. A biblioteca é ilustrada nesse romance como o lugar ideal onde Martin Éden poderá encontrar uma resposta para sua necessidade de informação, e o bibliotecário de referência é retratado de forma muito positiva, como a pessoa com a “capacidade de entender as exigências de Martin”, sendo “capaz de fornecer ao usuário a informação desejada”, e suscita grande admiração por parte de Martin, que se sente motivado a “frequentar a biblioteca regularmente”.

Em “The time machine” ilustra a biblioteca do futuro, onde “todos os livros já foram digitalizados e depositados em grandes bancos de dados conectados em rede no mundo inteiro”, a figura do bibliotecário e da biblioteca são representados por VOX, que é uma “unidade fotônica de terceira geração com funções verbais e visuais”.

Uma outra imagem do bibliotecário é mostrada em “Star Wars: a guerra dos clones”, onde o personagem da história, Jedi Obi-Wan Kenobi, entra na sala do arquivo galático em busca de uma informação sobre um determinado planeta, e recebe do bibliotecário a informação que esse dado não aparece nos registos, logo não existe. O filme retrata “um certo estereótipo de bibliotecário pouco disponível para as exigências do usuário e ciumento do patrimônio que controla”. 

No filme “O dia depois de amanhã” a Public Library of New York é utilizada como refúgio, depois de uma catástrofe que acomete a cidade de Nova Iorque, decorrente do efeito estufa, onde o “mundo atravessa uma repentina mudança climática, durante a qual se instaura uma nova era do gelo”; boa parte do filme acontece dentro da biblioteca. Nesse filme, a biblioteca representa a “salvação para aqueles que resolvem nela permanecer”, e a bibliotecária é assim retratada como um profissional aparentemente pouco simpático, mas sua postura é essencial para que seus “usuários involuntários se salvem”.

Em sua opinião, qual das representações de bibliotecas e bibliotecários mas retrata a realidade?




Parte da apresentação do TCC “O Bibliotecário nas Telas de Cinema: Retrato Fiel ou Estereótipo?”, de Gilson P. Borges.
Postado originalmente em:  Mural Interativo do Bibliotecário

2 comentários

  1. Taí algo interessante!
    Realmente as bibliotecas nos filmes são esteriotipadas!
    Acho um descaso a forma como são tratadas!
    Gostei do post!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. A Sapa em Monstro Vs Sa retrata bem as Bibliotecárias! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...