Livro x Filme

DIVERGENTE

            Salute amigos! Como passaram esta última semana? Bem, espero! Depois de muito tempo depois da estreia, eu finalmente consegui assistir Divergente! o/ vitória! Hahaha Hoje vou fazer uma resenha um pouco diferente das outras, então vamos ver se vai dar certo :D

           
 Sobre a História: o filme/livro eh uma distopia, o que significa que se passa em algum lugar (nesse caso em Chigago) destruído por uma guerra horrível e que foi "reconstruída" de um modo mais eficiente. No caso de Divergente, vemos uma sociedade dentro das limitações de um muro (ninguém sabe o que tem depois daquelas paredes) e que é dividida em Facções: Abnegação (os que se levam uma vida simples e abdicaram da própria vida em função da vida coletiva), Amizade (os que acreditam que o importante é ser feliz e gentil para conviver melhor), Erudição (os que acreditam que o estudo e conhecimento estão acima de tudo), Franqueza (a verdade esta acima de tudo) e Audácia (são tipo a policia, prezam que o jeito corajoso seja a melhor maneira de viver). 




“Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade.
Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição.
Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza.
Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação.
E os que culpavam a covardia se juntaram à Audácia.”




            Dentro dessa ordem de castas temos o lema “Facção antes do Sangue”, e quando uma criança chega aos 16 anos ela tem de fazer um teste de aptidão para saber a qual facção mais se adequa e qual irá escolher. É terminantemente proibido mudar de facção. Depois de entender todo esse blábláblá, conhecemos a protagonista: Beatrice Prior. Uma menina da Abnegação que está pronta para o seu teste, mas tem sérias dúvidas se quer continuar em sua facção de origem com seus pais. O que acontece é que o teste de Tris tem o resultado inconclusivo, ou seja divergente, uma coisa  absolutamente proibida na sociedade, por isso ela tem de guardar segredo e realmente escolher em qual facção ela deseja ficar. Quando ela finalmente toma sua decisão vai para a Audácia, onde conhece Quatro, o jovem treinador dos novatos, por quem se apaixona conforme a história vai rolando. Tris sofre muito preconceito por conta de sua facção de origem e acaba tendo que se esforçar dobrado para continuar na Facção, mas seus planos mudam assim que descobre qual é o teste final: passar pelo soro da simulação sem ser descoberta como Divergente. Nesse ponto da história Quatro acaba sendo inestimável, sempre ajudando sua amada. Tudo corre bem e sem nenhum problema, mas após o teste todos da facção são convocados para tomar uma nova vacina que a Erudição preparou. E é ai que começam as cenas de ação! o/ O soro, na calada da noite, faz com que todos os audaciosos levantem de suas camas, hipnotizados, e se preparem para o combate. Do lado de fora, já na cidade, o caos estava se espalhando, Abnegados estavam sendo caçados e seus líderes estavam sendo mortos por ordem da Jeanine Matthews (chefe da Erudição - que viam eles como uma ameaça à sociedade por ajudarem Divergentes). E é ai que tudo de fato acontece: Tris e Quatro devem correr para salvar a população abnegada e tirar seus amigos audaciosos da hipnose imposta pela outra facção.


Sobre o Filme: para quem adorou o livro, também irá adorar o filme! Claro que eles tiveram de cortar várias partes legais, mas afinal não é sempre assim?! Fiquei triste que a cena da Roda Gigante não teve destaque e pra mim era a melhor parte do livro: a cena em que Quatro e Tris realmente se apaixonam s2 O elenco ficou sensacional: Shailene e Theo conseguiram entrar em sinergia enquanto Kate Winslet encarnou a vilã. A trilha sonora também ficou muito boa, embora pra mim a música que realmente deveria ser a tema seria: Bastille – Pompeii (www.youtube.com/watch?v=F90Cw4l-8NY) No geral, a adaptação ficou muito boa, mas acho que poderia ter sido melhor se tivessem mais cenas escuras (literalmente falando, achei o filme muito claro e colorido).

Na Escala de Adaptação Ganhou: 



Super Recomendado! Hehehe Espero que vocês gostem tanto do filme quanto gostaram do livro, e para quem não leu: vale a pena dedicar um pouco do seu dia para essa leitura. E para quem só quer ver o filme mesmo, também vale a pena pelas cenas de ação (que não são do tipo Rambo-Apelão, mas são gostosinhas de ver).

Acredito que por hoje é só =P Boa semana para todos! =**

Ps1.: Para quem quiser conferir a trilha sonora eu compilei as músicas nesse link: www.youtube.com/playlist?list=PLA11M7-ae1VGbbTS4OW9ALdCfX8yA5Eb7

Ps2.: “Be Brave!” foi a fala totalmente marcante do filme, pra mim resume totalmente os sentimentos passados por eles!

Ps3.: Para quem quer saber de qual facção pertence, tem um link para fazer um teste: http://divergenteofilme.com.br/teste/ Eu sou Erudição e vocês?





~Raissa

2 comentários

  1. Não li o livro, mas estou indo ver o filme (fiz a mesma coisa com Jogos Vorazes, primeiro o filme e depois o livro).
    O estilo é parecido com Jogos Vorazes?
    "... não são do tipo Rambo-Apelão, ..." pense em alguém que riu muito com a frase hahahahahaha!
    Depois do filme eu venho fazer o teste :)

    http://julicronicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juli!

      Respondendo suas dúvidas: sim o livro segue o mesmo estilo que Jogos Vorazes e aquele cenário pós-guerra distópico, em alguns pontos eles são muito parecidos: uma heroína ao invés de uma herói, um governo controlador, os rebeldes, a sociedade dividida por características e um romance de plano de fundo. Mas para por ai! Pode ficar tranquila que você não vai se arrepender de ver o filme (a menos que você seja aquele tipo de fã maluca que não gosta de cortes). Qual o resultado do seu teste? :D E me conta se você gostou!

      Beijos, Rai

      Excluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...