LIVROx FILME



A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS

Hey pessoal! Estou um pouquinho atrasada essa semana, mas finalmente eu vim! Rs Hoje eu vou apresentar para vocês um filme super recente e que até poucos dias atrás ainda estava no cinema: A Menina que Roubava Livros. Acho que antes de começar a resenha eu devo confessar a vocês que o filme é uma adaptação de um dos meus livros favoritos, então por isso me sinto responsável por passar esse amor adiante. *-*

O filme se passa na Alemanha Nazista, na época em que Hitler tinha acabado de invadir a Polônia e estava mandando os judeus poloneses para o campo de concentração Auschwitz-Birkenau. Ele conta a história da pequena Liesel Meminger, filha de comunistas que foi adotada por um casal de senhores muito pobres alemães, Hans e Rosa Hubermann. Juntos, eles mostram um cenário totalmente diferente daquele que a história nos conta: uma Alemanha cada vez mais pobre por conta da Guerra, alemães tristes e que não concordam em matar seus vizinhos e amigos, e uma situação de constante medo de bombas e invasões. Dentro desse cenário, essa pequena família tenta sobreviver levando uma vida humilde e solitária com um pouco de alegria, até que um dia um jovem judeu amigo do Sr.Hans aparece e pede abrigo. A partir dai todos escondem esse segredo com a própria vida uma vez que esconder judeus era um crime ainda pior do que ser um deles. Enquanto eles escondem esse terrível segredo, Liesel esta tendo problemas na escola por não saber ler e seu pai adotivo junto com Max o judeu começam a ensinar a menina que costumava roubar livros “perdidos” – dai o nome do filme. Conforme o filme vai rolando também conhecemos outros personagens cativantes e suas histórias, como é o caso de Rudy, o vizinho que acaba virando o melhor amigo de Liesel, ou a mulher do prefeito que tem sua própria biblioteca em casa e que espera pacientemente que seu filho volte vivo da guerra. Tudo isso narrado por uma figura mórbida e muito conhecida (mas pouco explorada) da literatura: a Morte. No livro, a narradora é muito presente e acaba se interessando por Liesel pelo fato dela sempre estar tão perto das mortes, mas no filme ela acaba ficando um pouco de lado, servindo apenas como narradora mesmo.



Acredito que o mais surpreendente desse filme/livro é a riqueza de detalhes e sentimentos que ele nos passa, ele faz com que nós mesmos sejamos parte de tudo aquilo, vivendo as aventuras de Liesel e Rudy, e sentindo as dificuldades de Hans e Rosa. Enquanto leitora, achei o filme excelente! Mostrou basicamente tudo de importante que teve no livro, a trilha sonora foi ótima e as imagens foram muito bem construídas.


Na escala de Adaptação ganhou: 


Esse eu recomendo de verdade! Só precisa ter um pouquinho de paciência, porque o filme tem pouco mais de 2 horas de duração.

Antes de ir deixo com vocês a música que, para mim, descreve muito bem o filme: Mumford & Sons - The Cave

Acho que por hoje é só pessoal! Aproveitem para ver o filme e deixar sua opinião! :D Boa semana à todos. =*



~Rai

2 comentários

  1. Olha só, ma morte continua narrando *-*
    Ainda não assisti o filme mas ele deve ser daqueles que, como adaptação, deve ser muito bom!

    Bjs :**
    Ju!

    http://julicronicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...