SÉRIES

10 Séries de Época que você deve assistir

Olá, quando entrei no projeto do blog para escrever sobre séries me perguntei “Como começar?”. Então, decidi começar com uma lista. Essa será a minha primeira postagem de algumas que virão. Sempre serão listas? Não. Ás vezes vou falar apenas de uma série específica. Ou de um episódio de algumas série. Ou da trilha sonora. Ou... ou... ou... enfim. Na verdade me foi dado a liberdade de eu postar o que eu quiser e como quiser sobre séries. Obviamente sempre estarei falando sobre séries que eu assisto e gosto então me desculpem, mas não falarei de Teen Wolf, The Vampire Diaries, Pretty Little Liars e nem nada do gênero. Por quê? Porque eu não gosto de séries teen. Dito isso, vamos ao primeiro post!!!

10 Séries de Época que você deve assistir (segundo eu mesmo):
Bem, o universo das séries é bem diversificado e variado e os temas são muitos e para todos os gostos. Apesar de dar preferência a séries que contem fatos do dia-a-dia, mesmo que através de ficção, às vezes é bom nos inserirmos em contextos e épocas diferentes, passadas. Diante disso trago 10 séries que se passam em períodos regressos da história, mas que vale a pena conferir.

PS¹: A lista não está em ordem de qualidade ou preferência e sim por ordem de período histórico.
PS²: Game of Thrones apesar de se passar em um mundo totalmente novo nos remete ao período Medieval por isso entrou nessa lista.

1 - Vikings (meados do século VIII) – A série conta sobre os povos nórdicos no período das invasões bárbaras. O foco é sobre o personagem principal Ragnar Lodbrok (Travis Fimmel, o famoso quem?) e seus comparsas rumando às conquistas de novas terras (baseado em histórias reais ou pelo menos em personagens históricos reais). Além de histórica, a série possui muita ação e conspiração, o que a torna ainda mais interessante. Além disso, ainda estabelece um duelo religioso marcante: cristianismo x paganismo nórdico. As atuações são consistentes, apesar de não contar com nomes de expressão. Às vezes dá a impressão que o ator que faz o Ragnar parece estar drogado, mas o cara arrebenta. Vale a pena conferir as duas temporadas lançadas até o momento.
- History Channel




2 - Black Sails (meados do século XVIII) – Esta série aborda o período das navegações e dos Corsários. Baseado no romance A Ilha do Tesouro, a série tem como personagem principal o Capitão Flint (Toby Stephens) um homem astuto e que faz de tudo para conseguir seus objetivos, embora esconda muitos segredos. A primeira e única temporada até o momento aborda a tentativa de roubar um barco espanhol possuidor de muitas riquezas, o que tornaria toda a tripulação famosa e rica, precisando pra isso de um mapa, e é aí que entra o personagem mais icônico da série John Silver (Luke Arnold). Assim como Vikings a produção não conta com grandes nomes, mas as atuações também são excepcionais. Muitas reviravoltas e alguma ação tornam a série bastante cativante, sem contar seu aspecto histórico. Corre que ainda tá no começo...
- STARZ




3 - Hell on Wheels (final do século XIX) – Esta entra fácil na minha lista de melhores séries. Desde o primeiro episódio que a série me pegou pelos olhos e não parei mais. A série conta a história da implantação da primeira ferroviária transcontinental dos EUA e de uma caravana de trabalhadores e serviços que vai acompanhando o andamento da obra. O personagem principal é Cullen Bohanon (Anson Mount) um ex-confederado que após perder a esposa busca por vingança e acaba parando em Hell on Whells (como é chamada a caravana). A trama é recheada de ação, traições, conflitos morais e étnicos concernentes à época. A produção conta com alguns atores um pouco mais rodados como: Common (A última cartada, O procurado) e Colm Meaney (Con Air, Código de Conduta).  A série está encerrando sua quarta temporada, mas eu recomendo demais...
- AMC




4 - The Knick (início do século XX) - Melhor série estreante na mid season de 2014. Não tem pra ninguém. A série se passa no início do século XX e conta a história de um hospital, o Knick, e tem em seu cirurgião chefe, Dr. John Thackery (Clive Owen), o foco da trama. O Dr. Thackery é um cirurgião cientista inovador, ou seja, ele busca pioneirismo em diversos procedimentos. Entretanto, ele vive um dilema moral, pois é viciado em cocaína. Para bagunçar ainda mais o coreto, ele tem que aceitar e fazer com que sua equipe também aceite o Dr. Algernon Edwards (Andre Holland), um médico cirurgião amigo da família, cujo hospital é beneficiário, que apesar de excelente médico e com qualificação na Europa, sofre com o preconceito de ser negro. A série tem o teor histórico e o teor dramático em doses exatas e com atuações impecáveis. Clive Owen (Closer, Sin City) é nome já conhecido em Hollywood, mas os menos conhecidos também não deixam nada a dever. A primeira temporada acabou recentemente, 10 episódios excelentes.
- Cinemax




5 - Boardwalk Empire (década de 20) - Outra série com um ator renomado em seu quadro principal. A série aborda os EUA na época do estabelecimento da Lei Seca que proibia a fabricação e comercialização de qualquer bebida de teor alcoólico. Mas o foco não é exatamente esse. O personagem central é Enoch “Nucky” Thompson (Steve Bucemi), um magnata e tesoureiro de Atlantic City que através de acordos e algumas vezes do uso da violência controla todos os bastidores da cidade Chicago nesse período, desde o contrabando de bebidas alcoólicas, até os rumos da política local. Uma boa dose de história, drama, sexo e tramas conspiratórias trazem um charme especial à série, além da atuação impecável de Bucemi (Cães de Aluguel, Armageddon, Com Air etc). São cinco temporadas dessa série que está chegando ao seu Series Finale esse ano. Anote aí na sua listinha.
- HBO




6 - Peaky Blinders (década de 20) – Se passando em um período semelhante e com uma temática, em certo ponto, também semelhante à Boardwalk Empire, temos Peaky Blinders, mas saindo de Chicago nos EUA e indo para Birmigham na Inglaterra. O personagem central é Tommy Shellby (Cillian Murphy) um perigoso e astuto gangster que chefia indiretamente a família Shellby possuidora de um centro de aposta de corridas de cavalos ilegais em Birmigham, o Peaky Blinders (nome da gangue também). Mas um erro cometido por Thommy acaba trazendo para a cidade e colocando em seu encalço o Inspetor-Chefe Chester Campbell (Sam Neill) a mando de Winston Churchill, o que pode atrapalhar os negócios da “família”. Assim como Boardwalk Empire, a trama é recheada de ação, drama, conspiração e uma pitada de contexto histórico.  A série está em sua segunda temporada e tem no elenco, como já foi citado, Cillian Murphy (Batman Begins, O Preço do Amanhã) e Sam Neill (O Enigma do Horizonte, Jurassic Park).
- BBC



7 - Grantchester (década de 50) – Essa talvez seja a série menos conhecida aqui no Brasil. É uma série inglesa e está em sua primeira temporada. Fazendo a linha “O caso da semana”, ela tem como foco principal o clérigo Sidney Chambers (James Norton) que com sua astúcia acaba ajudando a polícia de Cambridge a desvendar mistérios e crimes que começam a acontecer na cidade, na década de 50. Além do caso da semana, a série nos mostra os conflitos morais do clérigo que muitas vezes precisa colocar seus ensinamentos religiosos de lado em prol da solução do caso, fora o fato dele ser um apreciador compulsivo de Whisky e ser apaixonado por sua amiga de infância. Além disso, ele tem que conviver com as lembranças da Guerra, a qual ele serviu e tirou a vida de muita gente. Como é uma produção estrangeira, o elenco não é muito conhecido, mas as atuações são boas e estou gostando do que vi até o momento. Está no início da primeira temporada, então dá pra acompanhar belezinha.
- ITV


8 - A
merican Horror Story – Freak Show (década de 50) - A série que ainda estou me decidindo se gosto ou não. Dentro da proposta de horror ela tem cumprido seu papel, mas sinto uns elementos extremamente desnecessários às vezes. Enfim... A série se passa em meados de 50 onde uma trupe de Show de Horrores tenta sobreviver ao fim desse tipo de espetáculo. Elsa Mars (Jessica Lange) uma cantora frustrada que nunca alcançou o sucesso é quem comanda a trupe e tenta de todas as maneiras manter o espetáculo em cena, mas não por bondade com as aberrações e sim por ainda ter esperança de alcançar o estrelato. Paralelo a isso um palhaço desconhecido começa a espalhar o caos e o terror pela cidade de Jupiter, Florida, mesmo local do circo de horrores. Obviamente que a sociedade atribuirá os acontecimentos aos artistas do Freak Show. Passaram-se três episódios e ainda não sei se gosto ou não, mas vale a pena conferir, além do cunho histórico, temos o lado bizarro e uma pitada de horror psicológico interessante. Com um elenco recheado de atores e atrizes conhecidos e nomes como Jessica Lange(King Kong, Cabo do Medo) e Kathy Bates (Tomates Verdes Fritos, Titanic), essa é a quarta temporada da série que a cada ano apresenta uma temática diferente.
- FX




9 - The Americans (década de 80) – Essa é a produção com pano de fundo mais recente e nos remete ao período da Guerra Fria. Diferente das outras séries essa possui dois protagonistas, o casal Elizabeth (Keri Russel) e Phillip (Mathhew Rhys) Jennings, que na verdade são dois espiões soviéticos da KGB vivendo disfarçados nos EUA. Eles formam uma família e aos poucos começam a se sentir mais como um casal de fato do que como meros espiões disfarçados. As coisas complicam ainda mais quando o novo vizinho pinta na área, Stan Beeman (Noah Emmerich), um agente do FBI altamente treinado. Tentando manter seus disfarces enquanto tentam ao mesmo tempo levar uma vida normal, o casal vai lidando com os dilemas familiares (eles possuem dois filhos) e com os problemas diplomáticos. A série é repleta de intrigas, espionagem e mostra bem como era o clima de tensão entre EUA e URSS na época (qualquer passo em falso de um dos lados e KABOOM!!!). A série possui duas temporadas até o momento e atuação de Keri (Missão Impossível III, Um faz de conta que acontece), Mathhew (Elizabeth) e, principalmente, de Noah(Show de Trumman, Confiar) são o ponto alto da série.
- FX





10 - Game of Thrones * - Por fim e não menos importante, nossa querida Game of Thrones. Como citado no ínicio do post, GoT não é exatamente uma série de época, mas sim uma série de fantasia, já que foi criado todo um universo exclusivamente para os livros que dão origem à série (As Crônicas de Gelo e Fogo). Mas, muitos elementos nos levam ao período Medieval, como os cavaleiros, uso de espadas, cavalos, arcos e flechas, reis, princesas etc. A trama de GoT é complexa e remete aos fatos acontecidos nos livros o que exigiria toda uma explicação à parte, então, vou me ater aos elementos principais. A história se passa nos Sete Reinos de Westeros e tem como foco a disputa entre as diversas famílias pelo Trono de Ferro, que é o que dá o controle principal sobre os Sete Reinos. Além dessa disputa há ainda algumas tramas paralelas que abrilhantam ainda mais a série. Não há como escolher protagonistas, mas vale destacar alguns personagens: Cersei Lannister (Lena Heady), Tyrion Lannister (Peter Dinklage), Jon Snow (Kit Harignton), Petyr Baelish (Aidan Gillen), Arya Stark (Maisie Willians), Stannis Baratheon (Stephen Dillane) e Daenerys Targareon (Emília Clarke). A série está se encaminhando para sua quinta temporada e se você não começou assistir ainda, não sei o que você ainda está fazendo aqui... Corre!!! Além de viciante a série tem uma excelente qualidade de produção, imagem, atuações, roteiro etc, etc, etc. Série nota 10. Tranquilamente entre as minhas favoritas. Destaque para a atuação de Peter Dinklage (X-Men Dias de um Futuro Esquecido) e Aidan Gillen (Blitz, Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge), que na minha opinião são os melhores entre os melhores.
- HBO



Bem essa foi a minha primeira lista de algumas que virão. E aí curtiu? Não curtiu? Concorda? Sem corda? Deixe seu comentário, dê sua opinião, sugestão ou crítica, só não falte com respeito por que aí leva o troco. Dá um like aí, compartilha com os amigos, indique nosso blog. Valeu!!!



Nos Acompanhe: 


Thiago Morais


24 comentários

  1. Thiago eu amei essa lista! Dos dez só assisto Game of Thrones, que por sinal super, mega fã.
    Já pretendia assistir American Horror Story e Vikings, as outras eu nem conhecia rsrs.

    Jéssica R.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de citar no post, mas 3 dessas aí são baseadas em livros. Além de Game of Thrones, Black Sails é baseada no romance A ilha do tesouro de Robert Louis Stevenson e Grantchester em Os Mistérios de Grantchester de James Runcie. Para quem gosta de ler é uma boa dica.

      Excluir
  2. Oi, Thiago, tudo bem?
    Amo Game of Thrones e American Horror Story! Já as outras séries, só ouvi falar (e muito bem), mas ainda não tive oportunidade de assistir. Mas com seu post, fiquei ainda mais instigada a procurá-las!
    Parabéns pelo post.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois procure Ana, vc não vai se arrepender.

      Excluir
  3. Ótima dica!
    Eu não consigo acompanhar séries... O tempo é curto demais =(
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rizia, acha um tempinho... É muito bom assistir séries.

      Excluir
  4. Com certeza Game of Thrones não deveria estar fora da lista!
    Tenho começado a ver a quarta temporada de American Horror Story e também tá difícil de dizer se gosto ou não. Tanto que a série nem me prendeu. Admito que gostei muito das temporadas anteriores.
    Não sei se você gosta, mas eu curto muito séries de ficção científica. Espero posts deste gênero, se possível.
    Excelente post!! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo em breve vou fazer uma lista com séries sci fi, incluindo algumas que já acabaram há algum tempo.

      Excluir
  5. Ótimas dicas para quem gosta de acompanhar séries Games comecei acompanhar mas não consegui devido a correria . Uma pena . Mas fica anotado a dica afinal séries de época bem produzidas são maravilhosas . abraços
    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema de assistir série é que vicia. Hehehe. Mas quando tiver um tempinho dá uma conferida mesmo.

      Excluir
  6. Oi tudo bom?
    sempre gostei demais de series,confesso a vc que nao tenho tipo tempo de colocar leituras e series em dia,to meio desatualizada,mais ano que vem colocarei em dia,e suas indicações pelo que li gostei demais do que vc disse sobre Game of Thrones gosto de series que mexe com nosso imaginario,gosto desse muito cheio de fantasias,legal as vezes sair da realidade ne?
    bjs e parabens pelo post
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Zilandra. Breve trarei dicas de séries distópicas e de ficção científica para mexer ainda mais com o imaginário.

      Excluir
  7. Olá

    Adorei suas dicas de séries, algumas eu assisto e outras não. Eu incluiria nessa lista Dracula e Da Vinci Demons
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Paulo, eu até conheço ambas, mas não assisto. A primeira porque foi cancelada e a segunda por falta de oportunidade mesmo.

      Excluir
  8. Oi Thiago!
    Eu adoro as séries Teen! ahahhaha
    Dessas suas só assisto o AHS e Game of Thornes! Que eu adoro mesmo!!
    Gostei do post e de suas listas! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula vou tentar trazer dicas de diversos gêneros, inclusive me render e trazer dicas de séries Teen. Hehehe. Vlw.

      Excluir
  9. Otimas dicas para quem curte o gênero e séries, eu não tenho paciência então passo
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brubs, vc não tem paciência para séries de época ou para séries em geral? Dê sugestões de temas que posso abordar, afinal, como disse, além de séries posso dar pitaco em outros assuntos. Vlw.

      Excluir
  10. Oi Thiago, eu não tenho preconceito com as series Teen, eu na verdade assisto de tudo, series de todos os gêneros mesmo, só gosto de tirar conclusões quando eu realmente assisto ai sim direi o que eu acho ou não, Pretty Little Liars é uma serie teem que eu não fazia a minima questão de assistir, pensando que a historia não iria me agradar e tudo mais, só que um belo dia sem nada para fazer do nada resolvi assisti Pretty Little Liars, e eu gostei de mais da serie, ela tem uma historia de suspense e drama realmente viciante, mas enfim, as series que você indicou ai, já assisti algumas e Game of Thrones é o meu preferido. Adorei a lista! ;)

    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Giselly, não tenho preconceito com séries teen, na verdade até tentei assistir algumas, e confesso que o primeiro episódio de Pretty Little Liars me prendeu um pouco, mas falta algo para que eu goste de verdade, entende? Além disso, minha proposta é justamente trazer temas novos, instigar a curiosidade do pessoal por séries que elas não conhecem. Depois irei fazer uma lista de séries teen menos conhecidas, com algumas que eu assisti inclusive.

      Excluir
  11. OI, Thiago!
    Posso te confessar uma coisa? Eu não gosto de séries de "época" porque eu sempre acho que as coisas são complicadas demais, envolvem guerra demais e demoram muito de acontecer.
    rs
    Gosto mais de YA e também dramas, nem fantasia no geral eu não sou muito fã! rs
    Mas valeu pelas indicações.

    Mil beijos
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clicia, mas nem todas as que indiquei tem guerra como tema, na verdade eu as coloquei como de época por se passarem em anos pretéritos.

      Excluir
  12. Oi, Thiago.

    Apesar de curtir alguns filmes de época eu não sei se seria a mesma coisa com as series.
    Vejo que elas são mais pesadas e como naquela época as coisas erram assim - e nos dias de hoje também, mas ando evitando rs.
    Talvez eu tome coragem e vá ver alguma, mas nem tenho tanta certeza disso.

    Beijos
    wwwa.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, não conhecia nenhuma dessas séries. Amo séries em livros, mas acompanhar pela TV não é o meu forte, não curto e não tenho muita paciência,hahahaha.

    Mas a idéia do projeto é boa,sucessos.

    bjs

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...