[RESENHA] CERBERUS - Entre Cobras e Ursos - Livro 1



Cerberus - Entre Cobras e Ursos - Livro 1
Autor Leonardo Monte // Editora Novos Talentos da Literatura Brasileira // 
Páginas 464 // Ano 2011

Classificação


O terror está instituído pela fome, pela doença e pela miséria humana... A esperança como uma vela de pavio curto... morrendo... aos poucos. Canibais, Calabans, Mordecais, Pashits, Ankh-o-rus, Beliahs, Banshees, licantropos e toda sorte de criaturas que antes só existiam em nossos mais terríveis pesadelos vagam pela Terra indiscriminadamente... destruindo, aterrorizando... e, às vezes, até convivendo conosco em uma relação de total dominância... Cidades viraram ruínas... As pessoas voltaram a viver em vilarejos e feudos, sem um poder central, servindo a governantes tiranos e sanguinários que as exploram cada vez mais e mais... O medievo voltou... A era das trevas flagela novamente a Terra... A humanidade está a ponto da extinção... Em um ato de desespero, o Vaticano decidiu criar em diversos lugares do mundo as Academias de Caçadores... No Brasil criou-se a Cerberus... Nesse sombrio lugar, dominado pela fé cega e padres ortodoxos, corredores escuros e úmidos, luz de velas e treinos sangrentos, calabouços e forcas, encontraremos alguns de nossos personagens: crianças doadas em suas primeiras semanas de vida para transformarem-se em caçadores de extraplanares... Passarão oito anos de duras provações até sagrarem-se dignos... ou perecerão no caminho? Os fracos não servem a Cerberus... Você está preparado? (SKOOB)

***

O mundo não é mais o mesmo!!! Com um cenário apocalíptico somos apresentados à Cerberus, a Academia de Caçadores do Brasil. Homens e mulheres são preparados desde pequeninos para se tornarem caçadores e proteger os poucos humanos dos extraplanares, seres demoníacos de outras dimensões que atravessaram em grande quantidade para o nosso mundo. Dotados de pura maldade mordecais, vampiros, banshees e outras criaturas que antes só existiam nas histórias estão vagando pelo mundo. Neste cenário somos apresentados a Renan, e seus amigos Caio, Mônica, Sebastian, João Pequeno (ou Pequeno) e Ilian. Um grupo de jovens que foram entregues ainda bebês para receberem seus treinamentos. Não é fácil ser aluno da Cerberus, onde apenas os fortes sobrevivem.



Leonardo Monte criou uma das instituições mais interessantes e fantásticas da literatura, não perde em nada para os Institutos da Cassandra Clare e para Hogwarts, da J. K. Dirigida pelo padre Izidro, Cerberus possui regras rígidas que precisam ser seguidas, com os anos os alunos vão descobrindo suas habilidades e se aperfeiçoando; conhecem novos alunos e por fim nos últimos anos formam-se os bandos. Um Bando é composto por um corso, um armeiro, um padre, um cão de guerra e um artilheiro, cada qual tem um papel fundamental e não pode ser desprezado, para o bando funcionar é preciso ter confiança entre seus membros.  

O autor desenvolveu uma história que a princípio nos faz lembrar de várias outras, mas no decorrer da leitura percebemos o quanto ele conseguiu inserir características únicas fazendo qualquer semelhança ser mera coincidência. O livro é narrado em terceira pessoa, mas alguns capítulos são iniciados com uma pequena narração do Renan, ainda não tinha lido um livro com essa estrutura e achei muito legal. Esse não é um livro de linguagem leve, com alguns palavrões e cenas de violência algumas partes podem parecer estranhas para um leitor que não está acostumado, os personagens beiram os 11 e 12 anos e nessa idade já são praticamente adultos, tendo responsabilidades e atitudes próprias de adultos. 



A história segue um ritmo com começo, meio e fim, não existe enrolação na narrativa e todos os personagens foram bem construídos, com personalidades, linguajar e comportamentos próprios e únicos. É impossível não se envolver com o livro e torcer pelos nossos alunos, apesar do clima aparentemente pesado o livro tem algumas tiradas cômicas de arrancar gargalhadas. Classifico Cerberus - Entre Cobras e Ursos como um livro tenso, aterrorizante e perigosamente adorável, você não vai querer parar de ler e terá a certeza que esse livro precisa virar um best-seller com urgência. Todos os fãs de fantasia e principalmente fantasia nacional irão amar. O único ponto negativo foi a revisão do livro que deixou a desejar, sorte nossa que o autor é bom e a história também. Livro lido e resenhado em parceria com o Arca Literária.




O AUTOR
O autor nasceu no Rio de Janeiro, passou a maior parte da infância em São Paulo e foi no Ceará (mais precisamente em fortaleza) que Leo definitivamente se encontrou. Aos 20 anos, ele foi para o interior do Rio Grande do Sul para cursar zootecnia. Em 2010, nas suas noites de insônia, Leo escreveu o primeiro volume de Cerberus (Entre Cobras e Ursos) e em 2011 publicou sua obra pela Editora Novo Século, através do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira. Após uma temporada na Dinamarca, ele retornou para Fortaleza, aonde atualmente conclui o segundo volume de Cerberus.




Onde Comprar:  Saraiva / Submarino / Cultura / Americanas / Amazon 







18 comentários

  1. Jéssica-linda,
    Eu adorei a sua resenha! Esse é um dos meus livros favoritos e, adianto, o livro 2 é muito bom também. A revisão dessa edição foi uma vergonha, mas felizmente é um problema da editora e não do autor. Eu gostei muito dos personagens e da nossa cultura, brasileira, ter permanecido em tantos aspectos no livro. :) Leonardo Monte é um escritor maravilhoso!

    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ola tudo brm?

    Amei o autor, a instituição por onde rola a historia, sua resenha em fim, amo historias assim de ficção e me interessou muito, vou procurar para comprar e ler este livro.

    bjs
    https://www.youtube.com/watch?v=zBeH3t1pJVU

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Gente, eu não conhecia esse livro *-* fiquei bastante curiosa ao ler a sinopse, e mais ainda quando terminei a sua resenha. Preciso ler, por mais que não seja lá a pessoa mais corajosa ao ler terror...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Jeh!
    Gente, cre que esse livro me lembrou Instrumentos Mortais KKKKKKK, com essa coisa de academia para caçar demonios e outras coisas sobrenaturais. Parece ser uma historia bem legal :) Mas esse toque de terror não dá pra mim. Sou muito medroso. Num leio nem suspence

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Jess. Estou com o livro do Leo aqui para ser lido. Ainda não chegou a vez dele, mas logo lerei. É uma pena isso da revisão, mas tomará que as novas edições venham ótimas. Estou bem curiosa com a obra, pois meu irmão disse que é ótima

    Beijos
    wwe.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  6. Ola Jess sua comparação com Cassandra já me deixou muito curiosa com relação ao livro, e ver que temos esse grande talento nacional nos enche de orgulho. Vou pesquisar para comprar e ler o livro, adorei a capa . E as referências que o livro trás de grandes aventuras já sei que vai valer muito a pena ler. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Estou com o livro aqui na estante, ganhei numa promoção, no blog da Maritza. Infelizmente não o li ainda, devido a falta de tempo, mas desde que comecei a ler divulgações e resenhas da obra na internet eu fiquei bastante interessada. Hoje, lendo sua resenha eu fiquei mega curiosa sobre tudo, desde a história dos personagens assim como na trama em geral. Muito boa sua resenha, parabéns!
    Assim que eu tiver uma brecha no meu tempo de leituras de parceria eu vou ler o livro, com certeza, é um dos meus tipos favoritos de história.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  8. Hey hey heeeey, como assim a comparação com J.K?
    Esse detalhe já me desafiou a ler e despertou todo meu interesse. No decorrer da resenha pude perceber que realmente a história e o autor possuem um grande potencial.

    Como faço agora? Preciso desse livro JÁ! hehehe

    bjs

    www.confraria-cultural.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Não conhecia esse livro, mas confesso que não faz muito meu estilo de leitura, não me interessei pela sinopse e, mesmo você comparando com J.K. (autora que amo), não consegui sentir interesse. Mas é questão de gosto mesmo.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Estou enlouquecida por esse livro, só leio resenhas positivas. E cá entre nós, que trama e que capa!! Ele está na lista de próximas aquisições.

    cafeecomletras.com.br

    ResponderExcluir
  11. Caraca que mundo louco em, sendo povoado e invadido por tudo que é monstro! Com certeza muito trabalho para os alunos da academia Cerberus.
    Já tinha visto esse livro antes e está aqui anotado na minha lista de desejados, a história contém muitos elemento que eu gosto!

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  12. Gostei da estória, gosto de livros de terror .... Não gostei da capa , mas quando eu li essa sinopse , despertou um desejo de ler ele .... Maravilhosa resenha \!

    ResponderExcluir
  13. Adorei saber que o livro não é do tipo que enrola!
    Adoro livros com cenários pós apocalípticos e ainda não conhecia esse... Gostei bastante da capa, e pela sua resenha fiquei com muita vontade de ler!!!!
    Parabéns, beijossss <3

    ResponderExcluir
  14. Oi Jéssica,
    Esse foi um dos livros que li com um sorriso no rosto. Um livro totalmente diferente, que mexe com a gente do início ao fim. os capítulos curtos deixam a leitura dinâmica. Adorei sua resenha, deu o ponto exato do livro.
    bjs

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oiee, tudo bem?

    Adoro livros que se passem nesse universo apocaliptico, acho que é nesse contexto que a gente vê a criatividade do autor e a capacidade de deixar tudo redondinho. Que bom que a sua impressão de que a história se parecia com outras foi desfeita

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu acho muito legal livros que nos mostre um mundo onde o fim está próximo.
    Esse livro parece ser bem legal. É um tipo de leitura Que não costumo fazer, mas eu gostei e quem sabe mais pra frente eu consiga ler.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Jess =)
    Eu ainda não conhecia esse livro, achei o enredo muito curioso, e o instituto que o autor criou é fantástico, fiquei realmente interessada em conhecer um pouco mais. Gosto muito de histórias que se passam em um ambiente apocalíptico, elas são sempre as mais surpreendentes. Só não gostei muito da capa do livro ;/

    Beijos,
    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...