RESENHA: Uma Lição de Amor

“Havia tanta ternura em seus lábios que, de repente, senti um calor sair de meu coração e tomar meu corpo todo, aquecendo-me como o sol faz com a terra em uma manhã de inverno.”


DEPOIS da morte da sua avó, Ana Luísa foi para o Rio de Janeiro cursar Serviço Social, mas não imaginou que seria tão difícil adaptar-se à cidade. Quando Otávio, veterano do curso de Direito, apareceu disposto a ajudá-la, ela o viu como um porto seguro. Ele a apresentou à capital fluminense e também ao seu irmão gêmeo, Eduardo. À medida que Ana adapta-se ao Rio, a relação entre os três consolida-se em uma amizade sincera. Mas Eduardo forma-se em Medicina e entra para o Médicos Sem Fronteiras. Depois de quase um ano fora do Brasil, ele retorna amadurecido e disposto a conquistar Ana dando início a um triângulo amoroso que poderá destruir a relação com seu irmão. (SKOOB)




***

Adiei e adiei, mas enfim li o livro Uma Lição de Amor, da escritora Elysanna Louzada. Depois de ler Herdeiros do trono (resenha aqui) e Círculo de Fogo (não tem resenha porque não tive condições emocionais de fazer rs) achei que estava preparada para o que encontraria nas páginas desse livro.  Conhecemos Ana Luisa, uma jovem que perdeu os pais muito cedo e foi criada por sua avó, até o momento que esta vem a falecer e Ana parte para o Rio de Janeiro para estudar Serviço Social. Em meio a tantas novidades ela conhece os gêmeos Eduardo, um estudante de medicina extrovertido e desprendido, do tipo que não fica em um lugar por muito tempo, já Otávio é estudante de direito, um rapaz centrado e sólido como uma rocha. Apesar das diferenças eles possuem algo em comum: um amor sincero e forte por Ana.

Depois de formado, Eduardo ingressa no Médicos Sem Fronteiras e passa um longo período longe de Ana, ele retorna um homem mais maduro após ver tanto sofrimento e disposto a conquista-la, mas as coisas nem sempre ocorrem como o planejado, não sendo diferente com os dois. Elysanna nos apresenta uma história de desencontros e reencontros marcados por muita emoção. Conhecemos uma jovem ainda frágil e tomada de incertezas, mas a vida lhe prega tantas peças que ela cresce, amadurece e se torna uma mulher forte capaz de aguentar muitas dificuldades. Quem será que passará o resto da vida ao lado de Ana e a fará feliz? Perguntei-me diversas vezes enquanto lia o livro, e até o momento não decidi se gostei do final mentira eu gostei, mas chorei muito.



O que mais gosto nos livros da Elysanna é como ela consegue transmitir através de seus personagens a importância de termos fé em Deus e sempre acreditar que ele esta no comando de tudo, mesmo que não sejamos capazes de entender. Nossos protagonistas enfrentaram doenças terminais e perdas irreparáveis em suas famílias e mesmo assim não tiveram sua fé abalada. Uma leve exceção para Eduardo que a dor e a tristeza muitas vezes o impediram de enxergar além do que os olhos podem ver.

Li 240 páginas em quase quatro horas, terminei quase três da manhã, motivo: a autora nos trás um livro de escrita simples e agradável, com diálogos ricos e cenários descritos com cuidado e perfeição, sem esquecer da comilança que me fez ficar com água na boca inúmeras vezes rs. Um trio que precisou aprendeu a lidar com as perdas da vida e ainda assim encontrar caminhos para seguir amando, uma história que me fez cantar, sim cantar, no inicio de alguns capítulos tem trechos de músicas românticas da MPB e no fim esses pequenos trechos me fizeram temer a leitura dos três últimos capítulos porque a letra já me alertava o que estava por vir. Ri, sofri, me angustiei, achei que nada daria certo, chorei de alegria e de tristeza e no fim finalizei com um misto de alegria e saudade. Não sou muito fã de romances, mas esse livro me encantou, não só porque gosto da escrita de Elysanna Louzada, mas por trazer uma história que vai muito além do que imaginamos, nos fazendo pensar em nossas vidas e na de quem amamos, e de como é importante amar de verdade porque não sabemos o dia de amanhã. Essa leitura foi uma verdadeira lição de amor.







22 comentários

  1. Oiee ^^
    Gostei da sinopse do livro, mas ver que o livro trata muito de fé e coisas do tipo me desanimou. Não que eu tenha preconceito com livros que têm personagens religiosos, só não gosto mesmo. Fico feliz que você tenha gostado dele :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Sou fã da Elysanna! Já li Herdeiros do Trono e Círculo de Fogo e amei!
    Estou com Uma Lição de Amor aqui e será uma das minhas próximas leituras!
    Concordo com o que você disse "O que mais gosto nos livros da Elysanna é como ela consegue transmitir através de seus personagens a importância de termos fé em Deus e sempre acreditar que ele esta no comando de tudo, mesmo que não sejamos capazes de entender. "
    Espero gostar tanto do livro quanto você!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Jéssica, você arrasou na resenha. Gostei demais. Contou tudo sem dar spoiler nenhum. Fico muito feliz que gostou do livro e mais ainda porque a história tocou seu coração. Às vezes, quando releio alguns trechos (o que não é frequente, pois não gosto de reler meus livros), fico emocionada e tenho vontade de voltar para o mundo de Ana Luísa.
    Quanto à comilança, todos os doces mencionados são maravilhosos (já fiz em casa, hehehe. Tá, eu confesso, sou uma formiga, rsrsrs)
    Obrigada pelo carinho e pelos elogios. Um grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Oiee.

    Ainda não li nada da Elysanna, mas tenho muita vontade de ler. Gosto de livros no quais os personagens transmitem fé, amor e esperança. Com certeza gostei de ler as obras da autora

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Amo livros de romance e tenho certeza que iria gostar desse, por esse motivo entrou pra minha lista de leitura, parece ser ótimo, beijos. <3 http://papo-da-viana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amo romances que envolvam triângulos amorosos e melhor ainda quando nos fazem refletir sobre a vida e as pessoas que estão nela =)
    bjs!

    ResponderExcluir
  7. Ola Jess não sou muito fã de triângulos amoroso, mas esse livro me chama atenção por suas mensagens, e pelo visto vou precisar de lenços pois vou me emocionar rss. Estará em minha lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    não conhecia o livro, mas você me empolgou com sua animação. Adoro quando nos deparamos com um livro que prende tanto nossa atenção, e pelo qual varamos noites lendo sem parar!
    Adorei a dica
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. ainda nao tinha ouvido falar dessa autora, mas a historia me parece muito interessante, além de ser uma historia de amor quase impossível, é bom saber das experiencias transmitidas pela personagem, que muitas vezes o leitor se identifica. :)

    ResponderExcluir
  10. Dá para perceber o quanto fofo e envolvente esse livro é! Tenho a primeira obra da autora em meu Kindle mas agora preciso é desse livro, pois gostei dos pontos que você apresentou e fiquei animada para lê-lo. :D

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Jéssica.
    Gostei dessa proposta porque trata da fé, mas evito ao máximo ler histórias onde o enredo fala sobre perda e doenças, por mais que a leitura seja fluida e cativante não pretendo ler no momento.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Li sua resenha com calam e gostei do jeito como você descreveu a história e os personagens, mas o livro não me fisgou. Talvez seja a "pegada" religiosa, ou eu não esteja num bom momento para o gênero, mas não descarto a possibilidade de leitura num momento propício. Obrigada pela dica.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Nossa, esse livro parece ser lindo! Fiquei com muita vontade de ler. Já li um livro da autora, mas era infantil. Quando tiver a oportunidade, irei ler!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa, tu realmente se prendeu à leitura :O
    Adoro quando os autores criam histórias que me impedem de dormir, claro que no outro dia é difícil ir trabalhar, mas é algo que vale muito a pena.


    Estou curiosa, ansiosa e histérica agora! Quero muito ler esse livro, vou sair desesperada atrás dele agora mesmo :D

    bjs
    www.confraria-cultural.com

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Que romance é esse? Fiquei louca para conhecer e para descobrir de qual lado eu vou ficar nesse triângulo. Confesso que não sou fã dos triângulos amorosos, mas a premissa desse livro me conquistou e espero que eu consiga ler em breve.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esse livro, adorei sua resenha, fiquei curiosa em ler esse livro ele parece ser muito bom e lindo...
    Bjss!!

    http://stylishsgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Cara, como assim não conheço esse livro ainda??????
    Gostei muito da premissa e também da sua resenha apaixonada.
    Triângulo amoroso?Curti, mas que pena que são dois irmãos em?
    Fiquei curiosa para saber como essa história irá terminar, espero conseguir lê-lo ainda esse ano pra descobrir como essa história acaba.

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Jéssica
    Se você que não é fã do livro adorou imagine eu que gosto muito do Gênero, vou amar! Me interesso muito por autores nacionais.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  19. Olá jéssica, tudo bem?
    Eu não consegui me ver atraído por esse livro de forma alguma, não faz o meu gênero e achei meio clichê, coisa no qual estou fugindo no momento.
    Boas leituras.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Não sei porque a sinopse me lembrou um pouquinho o livro Despertar - A bandeja, algo na ambientação me parece semelhante. Eu conheci a autora em um evento literário e sempre fiquei curiosa com seus livros, depois da sua resenha linda eu confesso que estou com uma pulga atrás da orelha, acho que vou comprar esse livro e começar a me aventurar nos enredos da autora, por ele.
    Parece ser uma leitura sensacional e é justamente um dos gêneros literários que eu mais gosto.

    beijos,

    www.lendoeesmaltando.com

    ResponderExcluir
  21. Fico muito feliz por ter gostado do livro, mas não faz muito o meu gênero. A capa não me agradou muito, mas a sinopse é muito boa, apesar de mesmo assim não ler...
    Sua resenha ficou ótima, seu blog é um amor, amei!!!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  22. Eu nunca li nada da autora,mas acho que vou começar por esse,sua resenha transmite tanta emoção,que eu fico imaginando como será quando eu ler o livro,adoro tramas assim,sobre amadurecimento,perdas e dar a volta por cima,desencontros e reencontros me deixam emocionada.

    Linda resenha...

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...