Uma paixão chamada... Livros ♥









No final do livro Belleville o autor fala que não olharemos do mesmo jeito para uma montanha-russa, e ele está certo, pois, sempre que olhar ou andar em uma montanha-russa irei lembrar de Anabelle e Lucius. Fechei o livro e comecei a pensar em tantos objetos, frases que antes pronunciávamos normalmente, lugares que eram simplesmente lugares e até mesmo animais que vemos todos os dias passam a ter um significado diferente depois de um determinado livro.

Depois de ler OPássaro, da Samanta Holtz, pássaros e gaiolas passaram a ter um significado diferente na minha vida, algumas semanas atrás vi vários pássaros e lembrei de Caroline e Bernardo, mesmo sem ter livro Quero Ser Beth Levitt as bailarinas e as sapatilhas já são especiais. É possível olhar para ao céu azul com nuvens brancas e não lembras de Hazel e Gus? Lembro deles quase todos dias. O arco e flecha é um arma que eu nunca dei a mínima, mas depois de Jogos Vorazes e Nárnia ele virou um símbolo de força e coragem para mim. Toda vez que escuto alguém pronunciar "O Lado Bom da Vida" e "Okay"... meu coração acelera.


Um dia me perguntaram que tanto eu olhava para uma cerca de arame farpado, estava pensando em dois meninos que só queriam brincar e entender a loucura do mundo que viviam. Depois de todos os livros da Becky Bloom minha relação com vitrines e manequins ficou ainda mais intima rs. Detesto tênis, mas isto não me impediu de sorrir enquanto olhava para um par de All-Star vermelhos em uma loja, a divertida Sofia e o lindo do Ian começaram a ocupar minha mente em pleno shopping lotado.

Como comer alface e banana naturalmente depois de ler Perdida e As Esganadas? Sério, adoro banana mas passei meses sem comer depois de ler o livro do Jô Soares. Quando visitei o Cristo Redentor e o MAC fiquei lembrando dos livros do André Vianco e do Eduardo Spor, coisa de doida né!? Rs. Tigres e leões viraram minha obsessão graças ao Ren, Kishan e Aslam. O livro meu amado e querido amigo, já tão especial para mim ficou ainda mais especial depois de ler As Memórias do Livro e A Sombra do Vento, afinal ... 

Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos sob suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece.



No fim, percebo que somos, pelo menos eu, movidos pelas histórias que lemos e pelos personagens que conhecemos. O mundo real passa a ter um sentindo diferente que só nós leitores entendemos. As vidas que estão nas páginas dos livros deixam de ser fictícias e passam a ser reais em nossos corações e em nossas mentes. O livro tão pequeno e tão grande ao mesmo tempo, os escritores, seres capazes de fazer mágica com as palavras. E nós? Nós transformamos os mundos em um só.



22 comentários

  1. Oie

    Amei o texto realmente fica bem dificil não associar algumas coisas na vida da gente com livros que tocaram , muito bom seu texto todo mundo que ama ler vai se identificar.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Jessica. Primeiro preciso dizer que te achei lindíssima!! Um sorriso lindo mesmo, parabéns!!!
    E o seu texto é igualmente lindo. Achei inspirador!! É a mais pura verdade, as histórias que lemos passam a fazer parte de nós, sempre deixando sua marca, sempre deixando uma saudade!!

    Beijos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Jéssica, tudo bem?
    Não conhecia o seu blog ainda,mas fiquei encantada. Suas palavras são lindas, seu texto ficou super criativo e ao mesmo tempo tão sensível, tão inspirador, eu simplesmente adorei!!!!!
    Você colocou em palavras o sentimento que compartilhamos.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jessica!
    Achei muito bacana o paralelo que você fez entre os livros :)
    Quando eu leio, eu me sinto parte daquela história, os personagens criam vida e fazem parte do meu cotidiano enquanto estiver presa ao livro :) Depois...ficam guardados na memória...
    Como você disse...nada é igual depois de lermos um livro.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei o texto e concordo quando você disse "No fim, percebo que somos, pelo menos eu, movidos pelas histórias que lemos e pelos personagens que conhecemos.".
    É interessante como assimilamos livros ou personagens ao nosso dia-a-dia, achei que só acontecesse comigo. Que bom que não! :)
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Amei o texto. Tudo o que eu vejo na rua agora me lembra algum livro, também sou obcecada com tigres e fico imaginando se meu cachorro vai do nada virar um príncipe indiano maravilhoso...haha' gente.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Seu texto simplesmente me define!! A vida realmente passa a fazer mais sentido e é vista de forma diferente pelos leitoras. Vária vezes já me peguei lembrando de algum livro por ver um certo objeto na rua e tudo mais hahahaha
    Nunca vou entender como tem gente que não gosta de ler...
    Amei demais seu texto!!
    Beijos,
    http://www.thousandlivestolive.com/

    ResponderExcluir
  8. Que bonito isso, Jéssica!
    Realmente, para nós, amantes da literatura, os livros tem um significado muito especial.
    Os livros são mesmo cheios de simbologia e transformam a nossa maneira de enxergar o mundo.
    Não que nós leitores sejamos superiores, não é isso, apenas é bem como você descreveu: "O mundo real passa a ter um sentindo diferente que só nós leitores entendemos."

    Abraços!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Hey, gostei do texto, é tipo muuuito massa ver leitoras como eu, acho que sem os livros eu seria um pessoa bem diferente do que sou hoje, e não seria algo bom :p
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Jéssica, adorei o texto poxa. Meus parabéns.
    Realmente eu sempre comparo a realidade em relação sobre algo que eu li em um livro. Livros realmente muda um pouco a nossa opinião e nossa forma de pensar.
    Beijos e muito sucesso.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Adorei seu texto, lindo, poético e verdadeiro. Sempre me pego associando alguma coisa do meu dia a dia ao livro que estou lendo, ou a algum que me marcou muito. Pelo jeito essa é uma mania compartilhada entre leitores, rs.
    Adorei sua escrita,
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Aiiiiii que lindooooo, eu também sou assim, quando acho algo que me lembra uma história fico igual boba observando. Quando acho dentes de leão, fico me lembrando do Zyon e da Gy e do Leo do livro Um Novo Amanhecer da Cinthia Freire.


    Ameeeeei esse texto, mostra bem o que nós leitores apaixonados sentimos quando uma história nos marca. Tudo ao nosso redor se mistura com a ficção,kkk.


    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Jéssica! É realmente o que penso que cada livro que lemos, seja ele ruim ou o melhor sempre deixar algo lindo impresso em nossas vidas. Ainda não o livro da Sam, mas estou com ele aqui e com certeza será uma de minhas próximas leituras.
    Quando ao Felipe quero demais ler suas obras

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Lindo texto, pois conseguiu definir os sentimentos dos leitores. Realmente muitos objetos e lugares passam a ter outros significados depois da leitura de um livro. É algo tão especial que me faz amar ainda mais os livros. Achei engraçado você falar de As Esganadas, pois eu adoro sobremesas e achei meio tenso alguns trechos do livro que envolvem comida...rs.
    beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Livros é uma paixão maravilhosa, as história que vivemos, os amores, as decepções, tudo isso nos leva a um novo mundo, uma nova vida e é gratificante, ler é uma maravilha. :D

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Jéssica, td bem com você?
    Adorei o seu blog e o texto é muito fofinho. Ser leitor é tudo de bom e todos deveriam tentar ler pelo menos um livro.

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Nossa que texto maravilhoso! Fiquei admirada em como tu conseguiu ir ligando uma história na outra, um personagem no outro. E é isso mesmo, os livros mudam tanto a gente, que as vezes nem percebemos. Aí lendo um texto seu assim, eu vejo. O quanto é marcante cada história lida, cada personagem que conhecemos. Parabéns!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  18. Ahh Jé! que coisa mais linda seu post *-*

    É incrível a capacidade que temos de ficar marcados por histórias que lemos, e leva-las conosco para cada cantinho da vida. As vezes é até injusto a imaginação ser melhor do que a realidade...

    Obrigada pelo lindo texto!
    Beeeijo

    ResponderExcluir
  19. Olá Jéssica!
    Que teste lindo.
    Realmente nos vivemos os livros que lemos. Muitas coisas que estão neles acontece no nosso dia-a-dia e se pararmos para analisar, são tantas coisas que acabamos vivendo os livros. É uma coisa de louco.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Lindo post Jéssica e eu concordo totalmente com você,como ler,viajar com a histórias e não se sentir marcada por elas?? Cada livro que leio mexe comigo de um jeirinho bem único e eu amo muito tudo isso.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  21. Que texto lindo!! E entende bem a alma do leitor, pq é isso mesmo, é um mundo só nosso, movido a histórias! Amo muito! As vezes me pego olhando para as coisas e situação e rindo sozinha! Por tenho inúmeras piadas e referencias em mim, e só pessoas como eu iam entender! Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá Jéssica, tudo bem?

    Acho que amor maior como os livros não existe. Tanto que mantenho o blog há quase 4 anos e fiz Letras como graduação. Não contente, fiz Revisão de Texto como pós. hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...