O Mago de Camelot - A saga de Merlin para coroar um dragão [RESENHA - LIVRO PARCEIRO]


De uma infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grandes reis; de um começo sem esperanças ao despertar de um poder inigualável e temido, Merlin vem a se tornar o homem mais influente da Idade das Trevas. Confidente supremo do rei Artur e maior conselheiro da corte de Camelot. Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago.

Na Britânia do Século V da Era Cristã – abandonada pela queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões –, Merlin surge para impor um novo tipo de rei a um povo abatido e desesperado, alterando, para sempre, não apenas o destino dos britânicos, mas de toda a humanidade. A saga de um homem determinado a erigir uma civilização de paz e justiça numa terra devastada pelo caos e pela guerra irrompe em uma aventura épica e brutal que equilibra realismo duro com doses amargas de magia.


O Mago de Camelot: A saga de Merlin para coroar um dragão // Autor Marcelo Hipólito // Ano: 2013 // Páginas: 151 // Editora Novos Talentos da Literatura Brasileira // (SKOOB)


Avaliação

Um pequeno grande livro.


Trevas e Luz, assim é dividido o livro O Mago de Camelot. A parte das trevas se inicia com a história da curandeira Nimue, ela viu que seu destino estava ligado a ilha de Avalon, seu dever era proteger a ilha e construir um altar ao filho da natureza, e assim ela cumpriu seu papel e se entregou ao seu destino.

Ainda nas trevas conhecemos o jovem Merlin e seu irmão Nennius, filho de uma prostituta e aprendiz de ladrão, enquanto realizavam mais um assalto Merlin e seu irmão são presos e jogados em um calabouço. Quando suas forças já se esgotavam os irmãos são resgatados e levados ao druida Blaise. O que parecia ser a salvação deles se transforma em um pesadelo, mesmo munido de ódio e um enorme desejo de vingança Merlin aceita ser aprendiz de Blaise. Após anos de treinamento Merlin está pronto para caminhar sozinho. Na parte da Luz, encontramos o jovem Arthur e acompanhamos sua trajetória, e voltamos a acompanhar um Merlin mais velho e experiente que busca de todas as maneiras coroar um dragão.




Um livro pequeno, mas repleto de ambições, guerras, política e magia. Marcelo Hipólito cria uma narrativa rápida e empolgante. Em 151 páginas temos cenas de guerra muito bem elaboradas e de tirar o fôlego. Além de construir um jogo político recheado de traição onde o que importa é chegar ao poder a qualquer custo. Um ponto interessante é que podemos acompanhar uma disputa entre as religiões medievais, explorando especialmente a religião católica.

O autor nos apresenta um Merlin homem, muito diferente daquele que costumamos ver. Um homem ambicioso e cheio de defeitos como todos, mostrando que Merlin não é tão bonzinho como nos fizeram acreditar. O passado de Morgana também é explorado ricamente, nos fazendo enxergar os dois lados da história. Só não avalio com 5 estrelas por ter achado o final muito corrido, a história e a escrita do autor é tão boa e agradável que ele poderia ter explorado mais um pouco alguns personagens, como a relação de Merlin e Morgana, adoraria ter lido detalhes sobre o treinamento e o relacionamento dos dois. Foram quatro horas de uma leitura maravilhosa... Super recomendo.



"O druida, então, abriu um sorriso malévolo aos soldados saxões. Hengist gritava às suas tropas para se manterem firmes, mas sua vanguarda ruía à medida que um resoluto Merlin avançava, a passos largos, na sua direção. A defesa saxônica se fragmentava perante o pavor supersticioso imposto pela figura aterrorizante do druida.

Face à derrota iminente, Hengist se desesperou, girando seu machado e galopando para Merlin.

O druida estancou diante do ataque rápido e brutal do rei saxão. Sem tempo para conjurar um feitiço protetor, Merlin percebeu, tardiamente, a estupidez de seu erro. Em sua soberba e imaturidade, ambicionara vencer sozinho a batalha. Agora, contudo, sua queda restauraria o ânimo dos saxões, desgraçando o contingente britânico.

Merlin experimentou o fragor das narinas do cavalo e o tremor do solo sob seus cascos potentes. O machado de Hengist se projetou para lhe separar a cabeça dos ombros". 


Nos Acompanhe: 

34 comentários

  1. Oi Je!
    Li esse livro logo no meu primeiro ano de blog, foi uma leitura bem diferente e pesadinha na segunda metade! Mas gostei muito mesmo!!!
    Parabéns por sua impressões! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu amo as histórias do Merlin, Rei Arthur, acho profundamente interessantes. Quando passava o seriado Merlin eu não perdia um episódio hehehehe. Gostei muito da sua resenha, não consegui parar de ler, escrita muito leve e boa. Parabéns.

    Sugiro que você dê uma revisada no texto, pois algumas vezes você escreveu Merlin com M no final. (2º parágrafo da sua resenha por exemplo).

    http://meninadeparis.com

    Beijos

    Fique com Deus

    Dayana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayana,
      Obrigada pela observação... já corrigi ;)

      Excluir
  3. Não conhecia o livro ainda, mas achei muito interessante.
    Gostei muito da resenha!! Parabéns
    Beijao
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Jéssica, história bastante interessante hein
    E bem curto né.. 150 páginas apenas, talvez por isso o final tenha ficado tão corrido...
    Não conhecia o autor, mas é sempre muito bom fazer a divulgação dos autores nacionais..

    Bjo
    escritaseleituras.weebly.com

    ResponderExcluir
  5. Eu amo épicos, histórias fantásticas e claro Camelot, Merlin, Morrrrgana adoro rsrs Gostaria muito de ler esta obra que lança um novo olhar sobre os personagens e seus papéis nas tramas desenroladas ..Parabéns <3

    ResponderExcluir
  6. Olá, Jéssica!
    O livro O Mago de Camelot sempre me despertou muito interesse.
    E agora, após ler a sua resenha, fiquei mais curiosa ainda! Principalmente pelo fato do livro retratar um Merlin não tão bonzinho ...
    Quero ler!!

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jéssicaaa!!
    Eu preciso MUITO, MUITO, MUITO ler esse livro. Sua resenha ficou ótima!
    Beijos,
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ai meu Deus do céu! Eu amo dragões. Por isso minha personagem preferida de Game of Thrones é a Khaleesi. <3
    Te espero lá no meu blog! www.literasutra.com
    Um abraço,
    Monalisa

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante da resenha e o livro sendo curtinho da pra me bem rápido,
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Olá, conheço o livro e o autor. Gostei da leitura, mas acabei sorteando o livro em sala de aula... rsrsrss Não temos muitos recursos para incentivar a leitura, como havia comprando o livro baratinho do autor...
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, que bom que você gostou da leitura.
    Eu queria ter sentido isso quando o li,
    mas a narrativa não me conquistou muito.
    Acho que não estava no momento pra ele.
    Beijos, ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
  12. Olá, Jéssica.

    Nunca li nada relacionado ao Merlin e fiquei curiosa com essa leitura. Só fiquei achando que são poucas páginas para tratar de vários assuntos. Se surgir uma oportunidade com certeza irei ler.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books // Participe: Top Comentarista

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Parece o tipo de livro para ler numa tarde só, ou numa noite de insônia!
    Nunca li nada sobre Merlin ou o rei Arthur, tenho muita vontade!
    Espero ler o livro algum dia!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  14. Adoooooro livros assim, sou louca. Não sei porque tenho um amor pelo Rei Arthur, então leio quase tudo que acho sobre ele kk gostei bastante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro livros que recontam uma parte do passado, ainda mais se tem uma história nova sobre. Por muitos anos eu amei história, até cheguei a cogitar fazer o curso na universidade. Mas atualmente história continua sendo minha paixão, e sempre que posso leio livros do conteúdo. Adorei sua resenha e a arte da capa!

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ah eu nao me interessava por esse tipo de historia até assistir uma série que se chamava Camelot no netflix se nao me engano, ai passei a me interessar... ainda sou nova nesse tipo de genero, mas vou anotar o livro para futura leitura ^^ beijos

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro, e apesar do enredo parecer interessante, não é um livro que leria no momento.
    Bjs, Rose. - Fábrica dos Convites

    ResponderExcluir
  18. Olaa
    Ja ouvi falar muito do livro pela blogsfera mas nunca me senti atraida por ele, Merlin, Rei Arthur nao é algo que me atraia para uma leitura. Mas parece ser muito interessante para quem gostavdo gênero, e sua resenha está ótima, parabéns.

    Beijos
    Catharina
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  19. Oi... nao conhecia o livro mas achei a sua historia bem interessante, não sei ao certo se é o gênero que eu prefiro, mas acredito que eu iria adorar ler

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oiee Jéssica! Nossa, confesso que não sei nadaaa de Merlin, por isso acho que um livro desse me passaria batido em uma livraria. Porém acho que seria uma leitura bacana, pois assim eu saberia alguma coisa sobre esse mago, já que você disse que são só 151 páginas e que a narrativa é empolgante. Adorei sua resenha e seu blog! Lindo, já estou seguindo! beijoos

    www.gabrielletavora.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Gosto muito de livros que envolvem a mitologia arthuriana, não é a toa que uma das minhas séries favoritas é As Brumas de Avalon. Eu não conhecia esse livro, mas gostei do foco que deu ao Merlin, ele sempre foi um personagem muito interessante e nem sempre bem explorado.

    Beijos
    http://coolturenews.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi,tudo bem?
    Eu tive a oportunidade de ler esse livro também, mas confesso que esperava mais dele, achei que foram poucas páginas para uma história tão complexa, o autor devia ter trabalhado mais na história. Enfim, mesmo nossas opiniões tendo sido diferentes, eu gostei bastante da sua resenha e fico feliz em ver que gostou da leitura.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Já li esse livro, e também gostei da construção do Merlin, como homem, antes de tudo, com defeitos e ambições. O livro é mesmo muito bem feito, e apesar das poucas páginas, consegue prender a atenção
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá não conhecia esse livro ainda, ele não me dispertou nenhum interrese. Acho que é porque eu não gosto muito de livros assim.
    Bjss!!

    http://stylishsgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi oi!
    Eu tenho bastante curiosidade com esse livro, tenho uma grande curiosidade com a mitologia arthuriana, mas sabe quando você fica com receio de ler algo?
    Então, é isso que eu sinto...
    Espero deixar isso de lado e poder ler logo O Mago de Camelot.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Oie, Jessica!
    É tudo um pouco clichê, mas não pude deixar de não me apaixonar. Como fã da literatura fantástica, da aventura épica medieval e suas vertentes, admito com vergonha que nunca pesquisei a fundo as histórias de Camelot. Talvez já passe da hora de eu começar.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ❤

    ResponderExcluir
  27. Já faz um tempo que venho cobiçando este livro. Tua resenha só aumentou essa minha curiosidade e vontade de conhecer melhor a história.
    Camelot <3

    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Olá ><
    Não conhecia esse livro, acredita? Mas curto muito esse gênero e me interessei muito pela história.
    Anotado na minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  29. Oiee, tudo bem?

    Conheço pouco das lendas Arthurianas, mas esse é um livro que eu gostaria muito de ler. Parece inteligente e instigante

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oie, tudo bom?
    Infelizmente a leitura desse livro não fluiu tão bem para mim. Tive dificuldades e acabei demorando mais para finalizar a leitura. Foi bacana para que eu conhecesse mais sobre a lenda de Arthur, pois nunca tinha lido nada sobre o assunto.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Olá =)

    Confesso que a leitura desse livro foi um pouco arrastada para mim. Demorei muito para finalizar a leitura. Mas gostei, fiquei sabendo mais sobre a lenda do Rei Arthur! E adoro esse tema!!!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  32. Ola Jéssica,
    ainda não consegui me interessar por esse livro, e por mais que ele seja pequeno, não consigo sentir a vontade de lê-lo. Sua resenha chegou a atiçar um pouco mais minha curiosidade sobre esse mundo, quem sabe eu chegue a dar uma chance a ele esse ano ainda.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Eu adorei a sua resenha. Está muito boa. Mas não curto muito esse tipo de leitura. Sou voltada mas para romance mesmo. Mas pra quem curte esse gênero deve ser muito.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...