[RESENHA] Lobo Mau



Autor: Nele Neuhaus // Ano: 2014 // Páginas: 496 // 
Idioma: português // Editora: Jangada // Skoob // Leia o 1º capítulo

Avaliação:


Esse foi o meu primeiro e fantástico encontro com a autora Nele Neuhaus. Lobo Mau é um livro inteligente, forte e surpreendente, a autora apresenta um suspense policial maravilhoso daqueles de deixar o coração batendo mais forte, nos presenteando com uma investigação policial intrigante. Lançado pela Editora Jangada, selo do Grupo Editorial Pensamento, é o sexto livro da série alemã Bodenstein & Kirchhoff. No Brasil, foram publicados Lobo mau e  Branca de neve tem que morrer (Vol. 4), sendo que cada livro é individual.

A investigadora Pia Kirchhoff e seu chefe Oliver von Bodenstein estão com um caso bem complicado em suas mãos: o caso ''Sereia''. Uma adolescente de aproximadamente 14 anos é encontrada morta no rio Meno por uma jovem que participava de uma festa regada a muito álcool. O mais surpreendente deste caso é que ele se parece muito com um que aconteceu anos atrás. Hanna, famosa apresentadora de TV com vários casamentos em seu curriculum e um relacionamento um tanto conturbado com sua única filha Meike.Levar casos sensacionalistas ao seu programa é seu objetivo, e não se importa em aumentar os fatos para ter audiência. Tudo muda na vida de Hanna quando ela é encontrada nua, espancada e violentada no porta malas de seu carro. Por qual motivo fariam isto com uma pessoa famosa? Na verdade, motivos não faltam.


Os casos estão relacionados? Como, se as vítimas são tão distintas? Eis as perguntas que rondaram minha mente durante toda a leitura.


Ambientada na Alemanha, a autora nos apresenta ricas descrições da Cidade, nada de detalhe em excesso, pelo contrário, ela apresenta tão bem o dia-a-dia de uma cidade grande que temos a sensação de estarmos lá, principalmente quando cita o trânsito caótico e a dificuldade de encontrar um local para estacionar; sem deixar de lado o calor que estava em Frankfurt, que me fez lembrar muito dos nossos verões.

Apesar de ser narrado em terceira pessoa, alguns trechos são narrados em primeira pessoa por uma criança que ver sua infância ser despedaçada enquanto é abusada sexualmente pelo pai e seus amigos. Ela não entende o que está acontecendo e narra seu medo com tanta realidade que chega afligir o leitor. Quem será essa menina? E esse “Lobo Mau” que tanto a assusta? A autora transforma o abuso infantil que é um assunto tão delicado no ponto alto da história. Entre mansões, condomínios de luxo e periferia Nele Neuhaus mostra que as coisas ruins podem acontecer em qualquer lugar.




Pia e Oliver se veem em um emaranhado de fatos isolados que de início não levam a alugar nenhum, mas nada como um boa investigação e um sexto sentido para que as coisas se encaixem. Todos os personagens são maravilhosamente bem construídos, é notável que a autora teve um cuidado especial em criar personagens psicologicamente reais e únicos. A investigadora Pia Kirchhoff é sem sombra de dúvidas uma das personagens que mais gostei, uma mulher que precisou ser fria e buscar todo o seu profissionalismo para resolver os casos que estavam em sua mesa. Com uma personalidade bem explorada e um senso de investigação que deixa colegas invejados, Pia consegue lidar com trabalho, família e amigos, principalmente sua amiga de escola Emma, que está passando por um casamento conturbado e problemas com sua filha que está apresentando um comportamento agressivo.

Lobo Mau possui capítulos curtos e intercalados, mostrando de uma forma ampla todos os acontecimentos, e isto só faz aumentar ainda mais a curiosidade do leitor enquanto vai revelando os obscuros acontecimentos pouco a pouco. Não foi uma leitura muito fácil porque ler qualquer coisa que retrate abuso infantil é sempre um martírio (pelo menos para mim). Quando as histórias intercaladas começam a virar uma só, percebemos o quanto a autora é genial, em nenhum momento imaginei que os crimes estariam ligados desta forma. Decidi voltar aos livros policiais com Lobo Mau e não me arrependo. Apresentando o ser humano em todas suas facetas, principalmente a parte feia, em alguns momentos precisei de uma pausa na leitura para me controlar (no final principalmente). 


É um livro que desperta muitos sentimentos no leitor, principalmente revolta e o orgulho, revolta por sabermos que existem seres humanos capazes de machucar inocentes e orgulhosos por ainda existir pessoas que lutam contra estes monstros. O desfecho do livro foi empolgante fazendo o coração da pobre leitora aqui da pulos. Nele me surpreendeu, enganou e conquistou, com um final eletrizante e inacreditável, a única certeza que tenho é que preciso urgentemente de Branca de neve tem que morrer, e voltar para os meu mais novos detetives favoritos. Como fã de Law&Order: SVU, fiquei imaginando que este livro daria ótimos episódios. 


Não posso esquecer de parabenizar a editora Jangada que fez um lindo trabalho de diagramação, páginas amarelas (Preto de copas (cartas)) e gotas de sangue pelas páginas que retratam perfeitamente a história. Super, super recomendo Lobo Mau para quem ama suspense policial, quem não tem o costume de ler este gênero pode se aventurar que não vai se arrepender.


Livro cedido pela Editora





35 comentários

  1. Oie, tudo bom?
    Eu gosto de ler livros do suspense policial e tem um tempo que não leio nada do gênero. Tenho lido resenhas de Lobo Mau e fico cada vez mais curiosa com a leitura. Além do mistério, tem a discussão sobre abuso infantil.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jéssica! Esse não é bem o gênero literário que mais me interessa. Acho que o mais perto disso que cheguei foi com "A verdade sobre o caso Harry Quebert", que nem sei se é muito semelhante! Hahahaha De qualquer forma, recomendo esse livro. Você já leu?
    Um abraço,
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monalisa,
      Não conhecia o livro que você citou, dei uma pesquisada na net e gostei muito da premissa do livro, já anotei a dica ;)

      Excluir
  3. Olá!
    Confesso que suspense não é um dos meus gêneros favoritos. Porém, poderia tentar lê-lo só por curiosidades a respeito dessa resenha. Rs
    Secesso!


    sessentaenovecontossecretos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu não sou superfã de policial, mas esse me deu muita vontade de ler. Adorei o fato de ser na Alemanha, tô meio cansada de tudo ser nos EUA/Inglaterra. Colocando na lista já.

    ResponderExcluir
  5. Olá. Eu não gosto muito de romances policiais, ainda mais com derramamento de sangue e essas coisas hahah
    Prefiro meu bom e velho água com açúcar haha
    beijos
    http://www.simplesmenteinsolita.com/

    ResponderExcluir
  6. O livro não me chamou muita atenção. Normalmente eu até me interesso por esse tipo de leitura, mesmo não sendo a minha favorita, mas não achei nada no enredo que me fizesse querer conferir a história. Não sei.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, adoro livros que despertem vários sentimentos no leitor, então ele já me ganhou com isso! Adorei por ser um romance policial, já que estou me aventurando aos poucos nesse gênero.
    Sua resenha está ótima!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá. Adorei a resenha, mas o livro não faz parte do meu estilo literário, tanto o enrendo quanto algumas questões ideológicas que ficou evidenciadas na resenha. Adoro lobos!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Eu leio pouco romance policial, mas gosto muito de um suspense. E gostei desse livro, parece ser bem legal. E o fato de ter essa divisão de terceira pessoa, com primeira pessoa, também ganhou mais um ponto comigo.

    ótima resenha.

    beijinhos...

    www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Tudo Bom?
    Estava procurando um livro de suspense. E acredito que esse seja o perfeito pra mim.
    Ótima Resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá é tão bom quando um livro nos surpreende positivamente não é mesmo e realmente o capricho que a editora teve com esta livro foi incrível.. eu gosto muito deste tipo de leitura e adorar ter a oportunidade de fazer esta leitura, vai pra minha lista .. bjs adorei a resenha .
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu adorei a sua resenha. Mas eu não consegui me apegar ao livro. Gosto do gênero, mas não sei, não funcionou comigo. Quem sabe eu mude de ideia depois.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Ótima resenha ♥
    Mas não me interessei pelo livro!
    Sei lá, o gênero não chama atenção!

    Beeeeeijos!
    http://cupcakedeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Jéssica!

    Não conhecia o livro. Fiquei muito interessada. O tema do abuso infantil me choca, mas também me atrai. Como você disse, é maravilhoso saber que exitem pessoas trabalhando no combate a esse tipo hediondo de crime.
    Também sou muito fã de Law&Order: SVU.

    Ótimo texto! Parabéns

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Esse livro ta na minha lista de leituras! E o outro da branca de neve também. A premissa é fantástica.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Jéssica, tudo bem?
    Apesar da premissa ser muito interessante, não sei se conseguiria ler por causa da questão do abuso infantil...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  17. Olá...
    Eu não costumo ler muitos romances policiais.... Mas me interessei bastante pois gosto de livros que mexam com a gente e pelo que você disse na parte que é narrada plea criança acho que isso deve acontecer mesmo...

    beijos
    Colecionando Livros

    ResponderExcluir
  18. Hey, tudo bem?
    Se não estivesse escrito na capa que este é um suspense policial eu nunca adivinharia pela própria arte da capa, e muito menos que possui um conteúdo tão complexo e interessante. Não conhecia esse livro, mas fiquei super interessada; parece ser um livro muito bom, gosto quando os autores conseguem expor toda a parte feia do ser humano.
    Beijos.
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  19. Sua resenha chamou muito minha atenção e a história é muito interessante. Amo suspenses policiais e esse está na minha lista de próximas leituras.
    Maravilhoso é a única palavra que encontro para descrever esse livro.
    Bjs, Isabella

    ResponderExcluir
  20. Este foi o lançamento que mais me interessou da editora. Pelo visto apostei bem, e não vejo a hora de ler. Vou aproveitar e dar uma espiada no capítulo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  21. Oi Amada! Concordo com vc foi um livro que mexeu demais com o leitor, e não foi só pelo tema, mas pela história bem amarada, pelo muitos personagem, pela surpresa, o enredo incrível e mega forte! Parabéns pela resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  22. Eu não conhecia esta série, mas fiquei bem interessada. Será que todos os livros serão lançados no Brasil? Mesmo sendo independentes eu gostaria de ter todos. =D Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Adoro livros de suspense e de romance policial e esse pela capa, pela sinopse e pela resenha tem de tudo para me agradar. Adorei os detalhes das paginas amarelas com gotas de sangue e sua resenha ficou muito boa e bem estruturada, parabéns.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Preciso ler esse livro! Desesperadamente
    Gosto de livros policiais, mas o que me ganhou mesmo foi a temática. Abuso infantil é algo muito presente no mundo, infelizmente, e é algo que não pode ficar escondido, precisa ser abordado, e mais ainda, combatido
    Amei a resenha, aumentou ainda mais minha vontade de ler o livro
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Jéssica, sua linda, tudo bem?
    Também acabei de ler esse livro e fiquei imobilizada, é muito tenso, é muito bem escrito, a forma como ela une a história de todos os personagens, a forma real como ela narra a história, é impressionante, ela me surpreendeu, não espera por isso. Eu adorei esse livro e o favoritei!!!! Sua resenha ficou ótima e não vejo a hora de ler branca de Neve tem que morrer.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi, não tinha visto esse livro assim ainda, parece ser muito bom! Vou procurar para ver.
    http://letrasemvida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Jessica...
    Eu simplesmente adoro romances policiais e minha nossa esse parece ser incrivel!!! Ele está na minha lista desde que eu li a sinopse na epoca do seu lançamento.
    Agora então.... minha nossa kk
    Parabens pela resenha

    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
  28. Olá
    Por acaso vi esse livro esses dias numa livraria e achei super interessante, fiquei com muita vontade de ler e agora lendo sua resenha, mais ainda haha que bom que curtiu a leitura, parece ser ótimo, boa resenha ;)

    Beijos
    Reality of Books
    Catharina

    ResponderExcluir
  29. Oi Jessica,
    Ando lendo muitas resenhas deste livro!
    Adorei todas, é o tipo de livro q eu amo, com bastante mistério e suspense!!
    Bjos!!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?
    Eu não costumo ler livros de suspense policial, mas esse é um gênero que me deixa bem curiosa e depois da sua resenha fiquei interessada nesse livro, confesso que antes eu passaria reto dele, mas o mesmo parece ter uma história bem bacana.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Oii!

    Parabéns pela resenha!
    Já vi outra resenha desse livro e fiquei MUITO curiosa para ler! Eu AMO romances policiais <3 Adorei a capa e a sinopse me conquistou muito :33 Que bom que você gostou do livro e se eu ler com certeza irei ficar com a mesma reação que você :33

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  32. Parabéns pela resenha, adorei!
    Não costumo ler livro assim, mas depois dessa vou correr para ler!
    beijos!

    ResponderExcluir
  33. Eu adoro suspense e quero conhecer esse lobo mau totoalmente ruim e predador !!!

    Sua resenha me mostrou o quanto vou gostar do livro...

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  34. Mds! Já quero esse livro. Eu sou fascinado pelos suspenses policiais de autores europeus. Adorei a dica e a resenha.

    Abraços,
    Sobrevivendo à Noite.

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...