Séries baseadas em HQs

E aê pessoal, feliz 2015!!! Estava um pouco afastado, mas resolvi iniciar os trabalhos de 2015 com uma lista de séries de adaptações. Sei que o foco do blog são livros, mas as histórias em quadrinhos (HQs) também fazem parte da construção de um bom leitor e da viagem imaginária que só a leitura pode nos proporcionar. Diante disso separei algumas séries que tem como ponto de partida, histórias em quadrinhos. Aproveitem e para aqueles que se interessarem busquem as HQs para ler.



    The Walking Dead
Nem todos sabem, mas o fenômeno The Walking Dead é baseada numa HQ de Robert Kirkman. A HQ já possui mais de 100 edições e está bem a frente da série. Contudo, aqueles que gostam de ser surpreendidos podem ficar tranquilos, a série adaptada possui algumas grandes diferenças com relação à HQ, seja na inclusão ou exclusão de fatos e personagens, seja na sequencia dos acontecimentos, o que torna a experiência de ler os quadrinhos e assistir a série ainda mais interessante. Para quem não conhece, The Walking Dead é uma série que conta sobre a vida de algumas pessoas que tentam sobreviver em meio a um apocalipse zumbi e ao contrário do que possa parecer, o foco da série não são os comedores de cérebro e sim os dramas pessoais de seus personagens humanos, lógico que dosado com algumas sequencias de terror e suspense. A história tem como personagem principal Rick Grimes (Andrew Lincoln), um policial que desperta após um coma e descobre que o mundo está em pleno caos e dominado por zumbis (ou errantes, mordedores e outras denominações que eles usam na série). A série está em sua quinta temporada e aqui no Brasil é transmitida pela FOX e pela Band.

OBS: O sucesso da série rendeu até o momento três livros com histórias paralelas à HQ.


















The Strain
The Strain foi uma grata surpresa de 2014. A série também é uma adaptação, dessa vez de um livro, que posteriormente virou HQ e por fim ganhou as telinhas. A HQ e o livro são de autoria de Guillermo del Toro, assim como a série. Nela, um avião aterrissa no Aeroporto com as luzes apagadas e portas travadas. Aparentemente, todos no avião estão mortos, fruto de algum vírus ou doença fatal. Mas, depois que o Dr. Ephraim Goodweather (Corey Stoll) e sua equipe investigam o avião descobre-se que há quatro sobreviventes, mas há algo de estranho com eles. Quando os mortos começam a voltar para seus entes queridos para infectá-los com algum tipo de verme, o Dr. Ephraim e mais alguns outros personagens se reúnem para combater um mal antigo: a lenda do Strigoi (uma forma de vampiro da cultura Romena) que ameaça toda a humanidade. A série é bem dinâmica e com excelentes efeitos. A HQ também é bem interessante, vale a pena conferir ambos os materiais, entretanto, diferente de The Walking Dead, a série é bem fiel à HQ então, para evitar spoilers, é recomendado que veja a série primeiro.

OBS: Não deixem de conferir a trilogia literária.


















The Flash
A série que tem como foco a vida do jovem Barry Allen (Grant Gustin), um rapaz que adquire poderes após ser atingindo por um raio e passa a ter uma super velocidade fenomenal, é baseada no personagem clássico da DC Comics, The Flash. Apesar de possuir algumas adaptações diferentes da HQ, a série The Flash surpreende positivamente pelos seus efeitos e a qualidade dos episódios. Para aqueles que curtem uma boa adaptação de HQs, essa é uma boa pedida, os personagens são bons e apesar da fórmula do episódio da semana (que não sou muito fã) o enredo principal que norteia os episódios (a busca implacável pelo Flash Reverso) nos dá uma boa pitada de suspense e é um atrativo a mais para a série. Vale muito a pena conferir.


  Gotham
Outra adaptação recente do Universo da DC Comics, Gotham surgiu com uma proposta ousada, mostrar a cidade do crime sem seu maior defensor, Batman. Na verdade a série passa-se anos antes de Bruce Wayne se tornar o lendário Cavaleiro das Trevas. O foco aqui é o recém contratado detetive Gordon (Ben McKenzie), justamente na época em que os pais do Bruce são mortos, tentando lutar contra os criminosos que dominam a cidade, ou seja, a série tem um enfoque de como a cidade acabou se tornando um reduto de vilões exigindo a necessidade de surgimento de um herói mascarado. Na série já podemos ver o surgimento de alguns vilões clássicos e aí reside o charme da série que nos brinda com excelentes episódios, mesmo sem a existência de Batman. A série está em sua primeira temporada e para aqueles que curtem Batman (na minha opinião o melhor personagem da DC) não percam tempo e acompanhem essa ótima série.



Marvels Agents of SHIELD
Talvez M.A.O.S. seja considerada a menos adaptada, uma vez que ela apenas tem a premissa de se inspirar em alguns personagens da Marvel para criar suas próprias tramas e personagens. Apesar disso, a série que conta a história de uma equipe de agentes secretos lideradas por Phill Colson (Clark Gregg) que participa de diversas missões e aventuras, faz interessantes crossovers com os filmes da Marvel que vem sendo lançados todos os anos. Em seu segundo ano a série conta com personagens bastante cativantes como os gênios Fitz e Simmons (Ian De Caestecker eElizabeth Henstridge ), e com alguns personagens (na minha opinião) extremamente chatos, como a Sky (Chloe Bennet), uma das personagens centrais da trama. A série começa meio capenga em sua primeira temporada, mas depois melhora e vale conferir.



Arrow
Mais uma da DC (plantando a discórdia a DC está para as séries, assim como a Marvel está para o cinema). Nessa série vemos a história de Oliver Queen (Stephen Amell) um mauricinho podre de rico que após naufragar e passar cinco anos preso em uma ilha, volta à cidade e passa a combater o crime durante à noite sob a alcunha de Arqueiro Verde (qualquer semelhança com Batman é mera coincidência). Rodeada de mistérios e bandidos a série tem sido um dos carros chefe da CW e foi daí a origem da série The Flash, havendo inclusive episódios em ambas as séries onde há crossover entre os personagens e tramas. A série está em seu terceiro ano e é uma boa pedida para quem gosta de ação e aventura.



 Constantine
Adivinhem? DC novamente. Dessa vez essa série traz um dos personagens mais interessantes e diferentes das HQs. Primeiro porque ele não se configura como um herói. Segundo porque ele vem de uma linha B de HQs da DC com bem menos restrições morais do que os seus personagens centrais. Constantine (Matt Ryan), assim como na HQ, é um mago, exorcista e detetive de eventos sobrenaturais e ocultos. A cada episódio Constantine se depara com demônios, fantasmas e outras ameaças sobrenaturais com as quais ele deve lidar para proteger a humanidade. Ele tem seu próprio código de ética, o que nem sempre é o mais correto.  Além dos desafios diários, o personagem central, inspirado no homônimo da HQ Hellblazer, tem que enfrentar seus próprios demônios que volta e meia assombram sua existência. Apesar de ser extremamente fiel à HQ em diversos aspectos (ao contrário do filme com Keanu Reaves) a série parece não ter caído no gosto geral dos telespectadores e por conta disso tem sua sequencia ameaçada, mas por enquanto ainda não há nada oficializado sore o cancelamento da série. De qualquer forma eu recomendo e acredito ser uma grande pena caso se confirme seu cancelamento. (Plantando novamente a discórdia, na minha opinião, por serem de estilos semelhantes, Constantine bota Supernatural no bolso, embora a segunda já tenha um milhão de temporadas).



Powers
Série recém-inaugurada, se baseia numa linha B de HQs da Marvel, Icon. Na história um policial, Christian Walker(Sharlto Copley), um herói que teve seus poderes retirados, e sua parceira, Deena Pilgrim(Susan Heyward)  trabalham para uma divisão especial da polícia, Powers, que lidam com crimes relacionados a super-humanos. Embora ainda no início a série já demonstra possuir seus altos e baixos, inclusive com relação aos seus personagens principais e por basear-se numa HQ de pouco apelo na mídia talvez ainda demore um tempo para engrenar. Além disso, ela é produzida pela Playstation, totalmente nova no ramo. Vale a pena conferir os primeiros episódios e aguardar para ver o que a série reserva para o futuro.



Marvels Agent Carter
Spin-off da série Marvels Agents of Shield, M.A.C., conta a história de Peggy Carter, namorada do Capitão América antes dele desaparecer e ficar congelado por décadas. Na série a personagem central que a nomeia (Hayley Atwell) trabalha secretamente como agente, enquanto mostra-se uma simples telefonista para aqueles que a conhecem. Os eventos acontecidos na série são os precursores da criação da agência secreta S.H.I.E.L.D. Assim como a M.A.O.S. essa é mais uma aposta da Marvel para fazer alguns crossovers com seus filmes, expandindo ainda ais seu universo pelas diversas mídias. A série teve sua primeira temporada encerrada recentemente.



Smallville
Por fim a série que abalou corações de diversas adolescentes no início dos anos 2000. Smallville (DC novamente) conta a história do jovem Clark Kent (Tom Welling) anos antes dele se tornar a lenda Superman. No enredo da série, Clark ainda está descobrindo aos poucos seus poderes e ao longo de suas temporadas a evolução do personagem vai se aproximando da história do Clark que conhecemos, o homem que usa terno e gravata por cima de sua roupa de herói e um óculos para se disfarçar de sua contraparte, Superman,  enquanto trabalha de jornalista. A série perdurou de 2001 a 2011 e ao longo desses anos se firmou como uma das séries adolescentes mais assistidas. Nela outros personagens, heróis e vilões, conhecidos do Universo da DC Comics também apareceram o que deixou a série ainda mais dinâmica. Apesar de 10 temporadas, vale a pena parar um tempinho e assistir a essa série ( embora eu não goste do personagem em si.)


Bem, esse foi um pequeno compilado de algumas séries baseadas em HQs, sem contar as que já estão saindo do forno e que prometem arrebentar e fazer muito sucesso, como: Demolidor, IZombie e Preacher. É isso, espero que tenham gostado e até a próxima.





41 comentários

  1. HQs são maravilhosos, um gênero que sofreu muito preconceito e que hoje se firma e bastante utilizado no âmbito escolar. Gotham, já vi algumas chamadas da série, mas ainda não parei para assistir por falta de tempo. Postagem maravilhosa, faz um post qualquer dia desses sobre a história dos HQs no Brasil, iria adora <3
    Seu blog é lindo!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pedida Lilian, vou dar uma pesquisada sobre a introdução das HQs no Brasil e fazer um post. Obrigado pela sugestão.

      Excluir
  2. Passando só pra dizer que eu ADOOORO Gothan! O mocinho de OC esta fazendo um ótimo trabalho como Gordon e o Pinguim também. Só queria entender pq as séries da DC tem de ser tão sombrias... enfim, muito bom o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raíssa, a verdade é que a DC possui muitos heróis comuns que através de recursos tentam combater o crime acho que por isso são mais taciturnos e levam esse clima sombrio pras séries.

      Excluir
  3. Oiii, eu amo séries de TV. Mas confesso que ainda não vi nenhuma dessas. Nossaaa! amei. Cadê tempo para assistir tudo isso. Preciso! aaah, lembrei, dessas só Smallville.
    Adorei o post, e espero poder em breve assistir pelo menos a metade. Rs.

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, tire um tempinho, você não vai se arrepender!!! :)

      Excluir
  4. seriados é minha segunda paixão porque a primeira são de livros, e esses seriados quevc citou amo todos e sem falar que é totalmente viciante!
    claro que tenho outros que não estão nessa lista.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, foquei só nas que são baseadas em HQs, mas em breve terão posts com outras séries e quem sabe as que você assiste não estão contempladas?

      Excluir
  5. Adorei o post, livros e series são as minhas paixões.
    The walking Dead eu só assiti a primeira temporada, mas pretendo continuar vendo a sequencia em breve.
    Agentes da SHILDS eu assisti ate o quinto ep da 2 temporada e estou amando essa serie, é muito boa e cheia de ação.
    Arrow eu assisti ate o fim da segunda temporada em breve vou continuar a 3.
    A maioria dos outro que voce citou esta na minha lista para assistir, mas eu ja comecei tantas serie que eu tenho que terminar antes de eu continuar a assitir outras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo que continue assistindo as que você parou e tente assistir as demais, você não irá se arrepender.

      Excluir
  6. Oi Jéssica, tudo bem?
    Não costumo ler HQs pois sou meio louca e vou pirar se não tiver todos hahaha!
    Mas amo séries! Dessas algumas estão na minha lista e já assisti Smallville e acompanho Arrow que é minha paixão do momento. Amo Olicity <3
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angélica, eu também sou assim, não leio HQ pq não conseguirei ler todas. Mas as séries estão correspondendo. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  7. Olá! gosto muito de HQ, costumo usar com meus alunos e sempre dá um tom diferente na aula! =D Quanto as séries. Achei interessantíssima sua lista. Fico morrendo de vontade de assistir algumas. Mas tenho um defeito enorme de deixar séries pela metade.

    Feliz que você tenha voltado ao blog. Um abraço e sucesso neste ano de 2015!! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, eu sei o quanto nosso dia a dia pode nos impedir de ver séries, mas recomendo que tire um tempinho e tente acompanhar pelo menos uma dessas. Hehehe;

      Excluir
  8. Oi, Thiago! Como vai? Eu atualmente to assistindo The Walking Dead, e estou amando! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monalisa, eu acompanho a série, a HQ e os livros. Posso dizer que sou um TWDmaníaco. Hehehe.

      Excluir
  9. Oi thiago!
    Dessas séries todas eu atualmente to vendo The Flash e The Walking dead, eu sou louca por séries, então cada dia to vendo uma nova! Eu desisti de Marvel Agents, porque começou a me irritar, não sei o porque haha
    Espero ter a oportunidade de conhecer as outras!
    Um beijo
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, devo confessar que pensei em abandonar Agents of SHIELD, mas depois que eles fizeram crossover com o filme do Capitão América 2 a série deu uma guinada e nessa temporada eles passaram a usar mais personagens da HQ e ficou mais interessante.

      Excluir
  10. Amo o gênero HQ. Das séries que você citou vejo ou vi quase todas. Uns eu abandonei.
    The Flash eu abandonei. Talvez um dia eu volte. Mas eu não consegui me conectar com alguns dos personagens (interpretação dos atores). Constantine, que eu esperei muito, não gostei nem um pouco.
    Já Smallville eu vi por 3 temporadas, depois deixou de me atrai.

    As outras eu vejo todas.
    A minha nova paixão é Domolidor. Para mim, foi perfeita essa primeira temporada. Você não a colocou na lista, mas eu precisava citar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilda, perfeita sua colocação sobre Daredevil. Não foi que esqueci, na verdade até citei no fim da lista. É que esse post tava pronto antes mesmo da estréia da série, só não havia publicado ainda. Mas com certeza Demolidor entra fácil nessa lista, série muito foda!!! Obrigado pelo lembrete.

      Excluir
  11. Olaaa
    Quanta série interessante, pena que não costumo assistir nenhuma, queria atw assistir Gotham mas acabei nem começando, pois nao tenho muito tempo, adorei o post citadas.

    Reality of Books
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catharina, reserve um tempinho e assista aos poucos, você não vai se arrepender.

      Excluir
  12. Oiiii...
    Eu não sou uma pessoa muito ligada a HQ's mas posso dizer com toda a certeza do mundo que minha nossas essas séries que você citou são INCRÍVEIS!!!!!
    Arrow eu amo, amei Flash, Smallville sem comentários, Agentes oh S.H.I.E.L.D é demais também!!!

    Adorei a postagem, parabens

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da lista Mayara. Realmente as séries baseadas nas HQs estão com uma excelente qualidade.

      Excluir
  13. Hey, tudo bem?

    Arrow e Flash são minhas preferidas desse universo e TWD é muito boa também gosto de como a série é produzida. Não sou muito ligada aos HQ's, só sei o básico das histórias, mas gosto muito de como as mesmas são mostradas nas séries.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabby, eles estão desenvolvendo muito bem as séries, embora com adaptações que sabemos ser naturais de uma mídia para outra.

      Excluir
  14. É Thiago... mesmo não gostando muito de séries, sei que você fez uma bela lista aí! Tenho uma amiga que assiste a todas e acabo bem informada. hehehehe
    Diz ela que Arrow já era excelente, mas que Flash está conseguindo superar, de tão boa que é! Agora vou te falar que a que eu mais achei nojenta de início foi a que me deixou super curiosa!!!! Foi essa The Strain. Vou anotar aqui para procurar a trilogia para ontem! Adorei a dica! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samy, essa série também me surpreendeu positivamente. Ainda mais depois que descobri que era baseada em uma trilogia literária. Tô louco para ler os livros.

      Excluir
  15. Oi oi!
    Não sou muito fã de HQs, mas adoro séries, mesmo só acompanhando uma (já que enrolo e esqueço de assistir ahahahahahaha).
    Adorei a lista e já conhecia quase todos, mas ainda não assisti nenhum dos citados!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da lista Gab. Todas as séries citadas valem a pena dar uma conferida, nem que seja de leve. Heheheh.

      Excluir
  16. Eu adoro os filmes baseados em HQs, principalmente os da Marvel, mas não sigo nenhuma série. As únicas que me interessam são Arrow e Gothan.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, os filmes da Marvel estão arrebentando, mas as séries também não ficam atrás, mesmo com orçamentos menores.

      Excluir
  17. Oi Thiago, tirando as séries baseadas na Marvel, as outras eu não sabia mesmo. Mas destas não acompanho nenhuma religiosamente, mas de vez em quando acabo assistindo Agentes da Shield, Smallville.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, para você ver, muitas séries rolam por aí e nem sabemos que são baseadas em livros ou HQs, cada vez mais as mídias se entrelaçam.

      Excluir
  18. Já viu Daredevil da Netflix? Gostei muito da construção dos personagens na série ;)
    Gotham eu acho muito chata... Eu sou apaixonada por Batman e me irritei com tantos furos na série.


    Lindo seu blog!

    Beijos,
    Luiza Liz
    Hello Liz - https://www.youtube.com/c/HelloLiz?sub_confirmation=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza, vi Daredevil sim e como citei mais acima, achei muito foda. Ela não entrou na lista pq quando escrevi o post ela ainda não havia estreado. Gotham muda um pouco os fatos para conseguirem se adaptar, ainda assim acho uma boa adaptação.

      Excluir
  19. Smallville... amo tanto!!! Foi uma das primeiras séries que acompanhei.
    Agora estou no momento Arrow e Flash, e sonhando com o dia que colocarei TWD em dia. Só vou terminar Arrow para começar Gotham.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, sei o quanto sua vida é corrida, mas reserve um tempinho para TWD você vai viciar. Hehehe.

      Excluir
  20. Oi, Thiago!
    Quero todos, com exceção de The Walking Dead. Hahaha senti falta de Daredevil aí! Acompanho The Flash e assim que possível pretendo assistir Strain, Powers (me interessei demais, não sabia da existência) e Arrow. Os outros também quero assistir no futuro, mas os citados são mais urgentes. Hahaha
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando: Livre-se você também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celly, qual o problema com The Walking Dead? Hehehe. Daredevil não está na lista pq o post já estava pronto antes da estréia da série. Quanto às que você colocou como prioridade, são ótimas, principalmente The Strain.

      Excluir
  21. Oie, tudo bom?
    Pelo seu post dá para perceber que temos uma febre de seriados baseados em HQ's. Eu assistia The Walking Dead, mas dei uma desanimada. Tenho muita vontade de acompanhar Gotham e The Flash. Aliás, essa primeira é a que mais tenho vontade de assistir.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...