[RESENHA] Guerra Civil




 Classificação


A épica história que provoca a separação do Universo Marvel! 
Homem de Ferro e Capitão América: dois membros essenciais para os Vingadores, a maior equipe de super-heróis do mundo. Quando uma trágica batalha deixa um buraco na cidade de Stamford, matando centenas de pessoas, o governo americano exige que todos os super-heróis revelem sua identidade e registrem seus poderes. Para Tony Stark o Homem de Ferro é um passo lamentável, porém necessário, o que o leva a apoiar a lei. Para o Capitão América, é uma intolerável agressão à liberdade cívica. Assim começa a Guerra Civil.  A Guerra Civil é um acontecimento da editora Marvel Comics. Ela apareceu em quase todas as revistas Marvel entre os anos 2006/2007. O evento ocorre após as sagas Vingadores: A Queda, Dinastia M, Dizimação e Guerra Secretas.



Buscando popularidade e reconhecimento um grupo de novos heróis denominados Novos Guerreiros criam um reality show para acompanhar o trabalho de caça aos vilões. Quando descobrem o esconderijo de quatro fugitivos (Impiedosa, Homem de Cobalto, Speedfreek e Nitro) eles veem a chance de aumentar a audiência do programa. Namorita segue atrás de Nitro e tudo começa quando o vilão provoca uma explosão enorme causando mais de 800 mortes, incluindo crianças e os Novos Guerreiros. O evento gera uma onda de medo e insatisfação nas pessoas que começam a questionar as atividades dos super-heróis. Por este motivo, o Governo Americano cria a lei de registro de super-humanos.

Tony Stark fica à favor da lei acreditando ser o melhor para todos mas o Capitão América discorda; como soldado da 2º guerra Capitão acredita que esta não é a saída. A separação dos heróis coloca os civis em perigo, uma vez que a batalha coloca heróis contra heróis e ego contra ego. A lei exige que os super-heróis façam um cadastro revelando a identidade e os poderes para o público. Quem concordasse passaria por um treinamento e poderia exercer a atividade de herói, teria um salário e até benefícios do governo, aqueles que não concordassem seriam presos. Neste cenário surge a Resistência liderada pelo Capitão América, Demolidor, Falcão, Luke Cage e outros. Vilões começam a ser presos e até mesmo heróis. Reed Richards, o Homem Elástico começa a trabalhar em um projeto junto com Tony Stark e Hank Pym (o primeiro Homem-Formiga), chamado de número 42. O grande projeto é uma prisão especial para os super-humanos, a dedicação e empenho de Reed a este trabalho causa uma rachadura no Quarteto Fantástico e em seu casamento com Sue.




Para passar credibilidade, Tony Stark convoca uma entrevista coletiva onde explica sobre a lei de registro e para tanto conta com o apoio do Homem-Aranha que para confirmar o que é dito pelo Homem de Ferro retira a máscara diante de todos revelando sua identidade e dizendo: "Meu nome é Peter Parker e eu sou o Homem-Aranha desde os quinze anos". Sim, fiquei sem fôlego nessa parte. O Aranha desempenha um papel fundamental ao lado de Tony, mas após a primeira batalha entre os heróis onde muitos saem feridos e um dos membros da resistência morto, algumas coisas começam a não fazer mais sentido para o aracnídeo e ele se junta ao Capitão e sua equipe.

Esse foi o meu primeiro contato com os livros adaptados de HQs e fiquei extremamente satisfeita, a história é narrada de vários ângulos com capítulos divididos que mostram os pensamentos e sentimentos dos nossos heróis, esse é um ponto que muitas vezes não é tão visível nos quadrinhos, os capítulos narrados pela Mulher Invisível e pelo Homem-Aranha são os mais legais e apresentaram perspectivas que me fizeram ficar dívida entre Capitão América e Homem de Ferro.



Faz um tempo que me distanciei dos quadrinhos e fiquei mais focada nas séries e filmes da Marvel, acredito que fazer um livro como este é um grande desafio principalmente por ser uma história tão importante para os fãs, como não li a saga nas revistinhas (mas irei) não sei dizer qual é melhor mas afirmo que o livro ficou incrível e deve agradar a todos. Com algumas páginas pretas e um lindo desenho interno na contracapa o livro entra para a lista dos mais lindos da estante mesmo não sendo capa dura. O único ponto negativo foi a descrição de alguns heróis e vilões, a maioria foi citado sem que fosse descrito suas características físicas principalmente seus uniformes que os identificam, para aqueles que estão chegando agora nesse universo esse pode ser um grande problema, eu mesma tive que recorrer ao Google para lembrar de um ou de outro.

As cenas de lutas foram bem elaboradas e passaram a emoção certa, não tenho como descrever como foi maravilhoso ter tantos heróis em uma mesma página mesmo em circunstâncias nada amigáveis. Agora é esperar pelo filme para saber o que será mantido da história original e torcer para ser tão bom quando o livro/quadrinho. Para quem quiser conhecer essa e outras histórias em quadrinhos mas não quer comprar ou não é muito fã mas tem curiosidade em conhecer, existe o site HQ Online com as revistinhas da saga em PDF para download, na página é possível encontrar muitas histórias do universo Marvel, DC e outros. O site Guia dos Quadrinhos também é uma boa para quem não conhece muito bem os personagens, quer tirar dúvidas ou até lembrar dos habilidades e da história dos personagens.







20 comentários

  1. Gostei bastante da sua resenha, e já vou comprar para meu sobrinho que ama ama, mas não seria o meu tipo de leitura,
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Jéssica, fui a um encontro com a editora sobre este segmento deles da Marvel e simplesmente fiquei encantada não só com este livro, mas com todos. Agora este foi o que mais me chamou atenção, apesar de não ter lido ainda nenhum. :(
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Jess lindona adore a premissa desse HQ , quem não se encanta com esses personagens, a Marvel mais uma vez nos conquista, não tenho o costume de ler muitos desse gênero mas sempre abro exceções a Marvel rssss. beijos

    Joyce​
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Já ta na lista de compra haha!

    http://bravuraliterariablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Como você, faz um tempo que me distanciei desse universo, não por não gostar muito, na verdade, nem sei o motivo. Não conhecia o livro, confesso que não compraria para mim,. mas sim para meu enteado.

    ResponderExcluir
  6. Oie!!
    teve uma época que estava lendo bastante HQs, principalmente sobre super heróis, mas acabou que me distanciei um pouco e nem sei mais por quais voltar a ler. Ainda acompanho alguns canais do tema e já ouvi falar bastante de Guerra Civil, tenho vontade de ler só tenho medo de ficar perdida.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é um desejo, uma necessidade! E como ficou linda sua resenha. Consegui me conectar com o livro. É uma ótima ideia trazer os Hqs no formato de livros. Acho que ele irão ganhar muitos leitores.
    Eu também ando longe dos hqs, mas quero voltar logo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Sua resenha ficou ótima e muito bem elaborada, mas nunca fui fã de super-heróis. Nunca li HQ's desse estilo, de forma que não tenho nenhuma ligação à esse mundo e aos personagens. Apesar de, hoje, assistir aos filmes, não é algo que eu ame absurdamente.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Sua resenha ficou super completa! Curti!
    Mas no que diz respeito aos heróis eu não tenho um envolvimento tão grande. Nunca li as HQs. Adoro os filmes, mas fico só neles mesmo. Acho que não compraria o livro, mas mostrarei para o meu marido! :D

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu sou muito fã de heróis e de HQs, por mais que eu tenha parado de ler faz um bom tempo. Estou com muita vontade para ler Guerra Civil, é um livro/HQ que está no topo de necessidades.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olha eu nunca fui ler esses livros da MARVEL...
    Eu recebi a pouco tempo HOMEM FORMIGA da Novo Século e estou querendo começar a entrar nesse mundo por ele. Se eu gostar é capaz que eu peça outros para leitura, mas no momento estou mais focada em livros de romance sabe? Mas mesmo assim irei dar uma chance, porque as vezes posso vim a gostar também. Eu adorei tudo que você falou em sua resenha. Me deixou curiosa, mas não sei se pegaria para ler agora.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-o-album.html

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Eu adoro os filmes que a Marvel lança, porém nunca tive a oportunidade de ler nada nesse mundo, acredito que Guerra Civil seria uma boa pedida :)

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Não sabia da existência desse livro *-* gosto bastante dos heróis da MARVEL, mas não sei se tenho fôlego para ler, sou mais romances...haha' Em relação à super heróis, fico apenas com as séries e filmes :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Jessica, tudo bem??
    Curti muito a sua resenha... eu ainda não tinha tido a experiência de ler nada de livros adaptados de HQs, até que a editora me convidou a ler a prova do Homem Formiga antes de lançar... fiquei contente com a proposta, mas receosa, porque prefiro assistir os filmes, no fim curti muito... gostei da premissa desse livro até porque temos uma guerra entre os grandes e com escolhas que podem ter consequências devastadoras, a exemplo disso o Homem Aranha que após se revelar, terminou indo para o time do Capitão América, enfim... adorei... pretendo ler os demais livros da série... xero!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Babei aqui! Eu amo o universo Marvel, mas confesso que minha experiência se limita aos filmes, alguns desenhos animados, e o wikipedia (ao qual recorro quando quero saber mais sobre um herói). Não leio as HQs e também nunca li um livro adaptado. Mas esse chama muito minha atenção, anda mais porque o filme vem aí, e promete se épico. Eu até arrepiei aqui, lendo a parte sobre o Aranha revelando sua identidade! Fiquei imaginando as cenas, com sua descrição, e vejo que esse é um livro que quero ler!
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Jéssica-flor, não sou fã da Marvel e nem de qualquer outra produtora de heróis. Até gosto de assistir aos filmes atuais, mas nada que me faça lembrar da história deles ou de seus nomes. Nunca sei quem é quem, mas me divirto (rs). Então, não sou o público para esse livro, mas li sua resenha com muita curiosidade. Gostei de entender um pouco as divergências entre o Capitão América e o Tony Stark. Sempre achei o Capitão muito entediante por ser tão certinho e blá blá blá. Mas acho que o Tony também não é o melhor exemplo de atitude (rs). Acho que seria uma leitura divertida.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Jessica...
    Menina eu sou apaixonada pela Marvel e os seus heróis... adoro a forma como eles de uma forma conseguem interligar tudo e criarem seres totalmente diferentes, mas com o mesmo propositio.
    Ainda nao tive a oportunidade de ler esse HQ, mas menina quanto spoiller!!!! :o :o faz isso comigo não... quase me matou kk

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  18. Oi, Jéssica! Eu sou bem perdida no que se refere às histórias da Marvel, não sei quase nada hahaha Gostei muito da sua resenha e das indicações de sites que você deu no final, pois tenho muito interesse em conhecer mais os personagens, acontecimentos etc. Acho que vou começar pelos quadrinhos, mas já deixei a dica do livro anotada! Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Esse livro deve ser maravilhoso pra quem adoro os personagens de Marvell.
    Eu tento entender todo esse universo, mas não consigo.
    Acho que lendo o livro devo entender melhor.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nunca li o livro, apenas a HQ. Tem muita diferença ou a história é a mesma?
    E o filme, o que achou? Segue uma resenha interessante sobre ele
    O filme é excepcional!!! Espero que Infinity Wars consiga bater

    https://fodapracaralho.wordpress.com/2016/05/02/capitao-america-guerra-civil-o-melhor-do-ano/

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...