[RESENHA] Origem



Nome: Origem - Um Segredo que pode ser a Nossa Destruição
Autor: J.T. Brannan
Ano: 2015
Editora: Jangada



O que dizer sobre um livro que mais me deixou com dúvidas do que certezas??
- Que você precisa ler, é claro!


         










Evelyn Edwards é uma renomada cientista da NASA. Bonita e inteligente, ela está acostumada à ser desafiada constantemente em seu trabalho, o que é ótimo para sua carreira mas péssimo para sua vida pessoal. Enquanto está em uma missão no Alaska, comumente se pega pensando em Matt Adams, seu ex marido. No entanto tudo muda quando sua equipe encontra um corpo enterrado no gelo à mais de 40 mil anos.

Tudo em que Lynn acredita vai mudar e as pessoas nas quais ela mais confia vão se tornar seus inimigo mortais. Exceto Matt.

Matt Adams, um descente dos índios americanos e um inteligente rastreador da tribo. Ele segue sua vidinha sem muitas complicações... Depois que deixou sua vida de agente do governo, vive na reserva ajudando os turistas e pensando no grande amor da sua vida: Lynn. É claro que eles queriam coisas diferentes na época na separação, mas agora ele não sabia mais se tinha válido a pena toda aquela briga.
Quando Lynn sofre um "acidente" de helicóptero em que morre toda sua equipe, ela finalmente descobre que o corpo no gelo pode ser mais importante e misterioso do que a NASA à levou a acreditar. Determinada a descobrir quem está tentando matá-la e os motivos, ela pede ajuda ao Matt para sobreviver.

Uma corrida contra o tempo para fugir de assassinos, descobrir o que o governo está armando e salvar o mundo das forças maiores.

~*~*~*~*~*~

Sem dúvida foi um dos melhores livros desse ano, recheado de perseguições e cenas a lá James Bond. Na verdade, até a metade do livro só vemos perseguições e situações impossíveis de fugir. (Me lembrou muito a trilogia Bourne). E foi até um pouco cansativo o ritmo frenético da leitura. Vi muita gente comentando sobre o quanto é parecido com os livros do Dan Brown, mas eu particularmente gostei beem mais desse livro do que o Código da Vinci. (Por favor não me xinguem rs)

Falando um pouco sobre a narrativa, acredito que esse seja um livro fascinante sobre teorias da criação do mundo, muito baseado no livro de Däniken: "Eram os deuses Astronautas?"; ao longo do livro também pude perceber traços do excelentíssimo Douglas Adams e sua excentricidade (tem até um personagem em particular que acredito piamente que seja baseado nele: professor Baranelli).

"Em três minutos, Lynn estava pronta e ao lado dele, à porta. Estendendo o braço para tocar a fina lâmina de madeira, a mão dele deteve-se, e num ato reflexivo ele esticou a outra para parar Lynn, um dedo indo aos lábios dela para silenciá-la."


Esse livro é bastante misto do ponto de vista literário, tendo aventura, ação, ficção científica e até mesmo romance (fiquei até a última página torcendo por Matt e Lynn). E vemos os personagens crescendo e evoluindo muito rápido... Em questão de mês dois bobinhos cegos eles evoluíram para 2 combatentes sérios! E isso é algo realmente incrível de se pensar, pois nos leva a crer o quanto somos fortes em situações extrema.

Também gostei muito da abordagem com alienígenas, mostrando o que aconteceu ao longo dos anos e falando bastante sobre a área 51. Em alguns pontos, me lembrou bastante aquele filme antigo: " Marte ataca" e os livros da coleção "Os Legados de Lorien". (Contribuição do boy magia: o filme Prometheus conta basicamente a mesma história.)

"- Você deve estar brincando - disse Adams, cético - Então Deus era um alienígena?"

Claro que assim como a maioria dos bons livros ele possui furos de história: a passagem do tempo em alguns capítulos é diferente entre os personagens (por exemplo: para os mocinhos passaram apenas 3 dias e para o vilão, mais de uma semana), algumas cenas eram inacreditáveis de verdade (tipo aqueles filmes trash de ação em que o mocinho é mega baleado, mas depois mata todo mundo com as balas que tirou do corpo) e algumas outras pontas soltas que não foram explicadas ao longo do livro.

No geral, foi uma história cativante e que me prendeu muito: os 5 primeiros capítulos foram bem cansativos e lentos, mas depois não desgrudei das páginas. Por isso o livro vai levar:

  
Perdendo por apenas 3 pontos que ficaram muito confusos:

- o final do livro que eu não entendi. "Evelyn Edwards finalmente entendeu tudo." - Alguém pode me explicar? Porque eu realmente fiquei confusa =(
- o fato de o Dr. Travers ter sumido do nada;
- os pesadelos do Matt com o caminhão, que não ajudaram em nada a narrativa.

Espero que vocês gostem desse livro incrível que a Jangada nos trouxe!

"Até mais e obrigada pelos peixes!"




Livro cedido pela Editora




26 comentários

  1. Não conhecia o livro e pareceu mesmo um pouco interessante, mas suas dúvidas finais me fizeram pensar que, talvez, o meio não tenha sido tão bem desenvolvido assim. Não me animou muito para a leitura ): Mas que bom que gostou <3

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro e nem a editora! Eu gosto muito de livros de ficção, mas não sou fissurado em romance... A capa do livro é bonita e me agradou bastante.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Não conhecia o autor e muito mesmo o livro! O livro e nem a premissa não me chamaram a atenção... E como vi que na sua resenha você ficou confusa acho que não daria uma oportunidade para esse livro!

    Ludy,
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Não conhecia nem o livro nem o autor, mas achei a premissa bem interessante! Parece ser um ótimo livro, principalmente para quem curte histórias com bastante ação! Fiquei bem curiosa para realizar essa leitura.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar desse autor e desse livro, mas acabei não ~indo atrás para saber mais. Adorei sua resenha! Parabéns!

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Raíssa, eu não conhecia o livro ainda, mas achei muito legal a premissa dele, me chamou muito atenção. Se eu tiver oportunidade irei ler um dia!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Meninaaa, nunca tinha ouvido falar desse livro :O
    Que premissa incrível!
    Super adorei sua resenha, com certeza vou procurar esse livro! Você me convenceu a lê-lo!
    Beijos!

    Livros da Jess

    ResponderExcluir
  8. oie como vai?
    pelo que entendi o final é daqueles abertos que o 'leitor deve fazer' e isso me desanimou da leitura, me lembrou os três u.u

    ResponderExcluir
  9. Eu já ouvi falar desse livro. Ele parece ser muito bom, mas eu também ficaria perdida com os pontos que você citou. Se um dia eu ler o livro volto aqui pra gente fazer um debate kkkk
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Não conhecia este livro ainda, mas me interessei bastante por ele, só fiquei com um certo receio do final.
    Então vou coloca-lo na lista de leituras, mas não vai pro topo hehehe

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Adorei saber sobre a trama, essa mistura toda tem tudo que eu gosto em uma obra. Com certeza lerei quando tiver oportunidade!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Oie
    Eu adorei a premissa do livro, realmente muito top, bem criativa.
    Saber que existe muitas perseguições também me agrada e sua comparação com a trilogia Bourne me deixou mega feliz pois amo essa trilogia.
    Agora esses dois primeiros pontos negativos são bem graves na minha opinião, mas vou ler e tirar minhas conclusões kkk
    adorei a resenha

    ResponderExcluir
  13. Tinha lido sobre o livro em um post de lançamentos, mas essa é a primeira resenha dele que leio. Confesso que não me interessei muito por essa leitura, e os pontos negativos que você ressaltou me deixaram mais desinteressada ainda :/ Porém sua resenha ficou ótima, gostei :D
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse livro, e infelizmente não faz muito a minha praia livros de ficção fientifica com alienigenas, explicação da crianção e ação, acho meio confuso tudo e acabo me perdendo e perdendo tempo.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie!!
    Nossaaaaaaaaaa, fiquei muito curiosa agora.
    Com tantas referencias maravilhosas e sendo considerado melhor que "O código da vincci" claro que preciso ler pra ontem.
    Amei sua resenha!
    ;**

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Esse livro não faz muito o tipo que eu costumo ler, sabe? Mas fiquei bem curiosa com a premissa dele, parece ser uma história bem interessante e instigante, por isso marquei a dica.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oie, então, apesar dos elogios eu n fiquei muito curiosa para ler, haha, na verdade livros nesse genero n são muito do meu gosto :p
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia nem livro e nem autor.
    E apesar de você ter dito mais elogios que pontos negativos a história não me chamou atenção. Não faz meu estilo.

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Eu estava super animada para ler com sua resenha, bem, isso até ver o final dela. Pelo que notei, ele não foi muito bem desenvolvido... Não descarto a leitura, mas não o leria tão cedo.
    Att, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  20. oi ^^
    pow eu já não me animei muito pelo livro ai ele já começa a ter algumas pontas soltas e a cronologia bugada ahha do jeito que eu sou chata ia abandonar a leitura rapidinho.
    eu infelizmente passo pq n ia gostar mt de ler n.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  21. Oi, Raíssa.
    Sei bem como é se deparar com livros de início lento. De vez em quando acontece comigo, mas decidi que sempre darei uma chance porque meu livro favorito começou de modo enfadonho para, no final, se tornar uma das melhores leituras da minha vida.
    Com carinho,
    Celly
    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Olá; gostei muito da sua resenha. Ainda não conhecia o livro, pela resenha, parece ter uma história bem interessante, fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  23. Eita não conhecia este livro ainda, e pouca coisa da editora.
    Acho que gostaria do livro pelos generos, romance e ficção <3 <3 Adorei a resenha, deu vontade de ler!

    ResponderExcluir
  24. Oi,
    Não conhecia o livro ainda! Mas sua resenha me deixou aqui morta de vontade de ler!!
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  25. Finalmente entendeu tudo, pois ela e seu filho sao os primeiros homo sapiens sapiens...

    ResponderExcluir
  26. Travers, como um dos cem morreu abaixo do CERN, juntamente com os outros, ou ficou na area 51. De todo modo, irrelevante para a narrativa final.
    Os pesadelos, oriundos possivelmente de TEPT, serviram apenas para tracar o perfil do Adams, sendo irrelevante no cont xto geral da historia.

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...