[RESENHA] Ler para Pensar, e Pensar para Sair do Lugar

                          
Por Jana Lauxen.

Foi por acaso que a obra Pensar para Sair do Lugar: Crescimento Pessoal e Profissional caiu em minhas mãos. No entanto, certamente não foi por acaso que o terceiro livro do escritor Antonio Luiz Pontes fisgou minha atenção e meu interesse já nas primeiras linhas.

A obra, lançada em 2014 pela Editora Expressão & Arte, reúne 27 ensaios abordando temas comuns a todos nós, como a vaidade, a sorte, a inspiração, a resistência, os rótulos sociais, a autovalorização, a paciência, a credibilidade, a produtividade, entre muitos outros. Logo, é impossível não haver uma identificação imediata entre leitor e literatura.

Antonio Luiz Pontes conseguiu a proeza de abordar o corriqueiro de forma totalmente imprevisível e surpreendente. Fica claro, já nas páginas iniciais do livro, que o autor passou por um profundo e complexo processo de reflexão antes de colocar suas ideias no papel. Algo raro em dias atuais, onde a velocidade e a quantidade parecem mais importantes que a concentração e a qualidade.

No entanto, Antonio Luiz Pontes não coloca sua visão sobre a vida como a verdade absoluta. Diferentemente de muitos livros com proposta similar, os ensaios contidos na obra Pensar para Sair do Lugar não se encerram em si; em cada texto há uma porta aberta para que, a partir das opiniões apresentadas, o leitor possa elaborar sua própria opinião – inclusive discordando do autor.

Eis por que motivo o título da obra não poderia ser mais adequado: Antonio Luiz Pontes é um entusiasta do pensamento próprio. Acredita que somente através do raciocínio poderemos atingir nossa independência intelectual. Enquanto integrantes de uma sociedade que parece ter desaprendido a pensar, não há outra maneira de atingir nossos objetivos – sejam pessoais, sejam profissionais – senão por meio do raciocínio, da reflexão, da percepção. O que, na visão de Antonio, e também na minha visão, é algo particular e intransferível.

Afinal, pensar é sinônimo de liberdade, como o autor deixa claro em diferentes momentos de sua obra. Assim, não é difícil concluir que, atualmente, vivemos em uma sociedade basicamente aprisionada; aprisionada intelectualmente, aprisionada culturalmente e, principalmente, aprisionada socialmente.

Antonio Luiz Pontes busca justamente quebrar esta espiral perigosa na qual nos envolvemos, seja enquanto indivíduo, seja enquanto nação, levando seu leitor ao raciocínio, ao questionamento, ao movimento. Uma obra que faz jus ao principal objetivo da literatura: tirar o leitor do lugar onde ele confortavelmente está, instigando-o e interrogando-o em suas próprias certezas. Porque nossa capacidade de pensar e de raciocinar está diretamente ligada à nossa capacidade de agir, e de sair do lugar.

Por estas, e por muitas outras razões, recomendo fortemente a leitura da obra Pensar para Sair do Lugar: Crescimento Pessoal e Profissional. Para todos os leitores, cidadãos e profissionais que sabem que o nosso mundo precisa de pensamento e movimento para se emancipar do engessamento intelectual e social no qual nos encontramos, e que nos impedem de viver a vida de modo mais pleno, mais livre, mais independente e, consequentemente, mais feliz.     

* Saiba mais sobre o autor e sua obra acessando seu site (www.alppalestras.com.br), seu blog (www.alpontes.blogspot.com.br), e sua página no Facebook (www.facebook.com/antonioluizpontesescritor).

Sobre a autora:
Jana Lauxen tem 30 anos, é editora, produtora cultural e escritora, autora dos livros Uma Carta por Benjamin (2009) e O Túmulo do Ladrão (2013). Colunista da revista Café Espacial, já publicou em mais de quinze coletâneas, e organizou oito, algumas em parceria com outros escritores. Atualmente trabalha na Editora Os Dez Melhores.



8 comentários

  1. Oi Jéssica.

    Bem interessante sua resenha, mostrando que o livro traz uma reflexão maravilhosa. Dica anotada, caso tenha oportunidade de ler.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Nunca ouvi falar do escritor e nem de seu livro.
    Mas parece ser bem interessante, a forma que o autor escreve deve ser tocante conforme dito na resenha!

    Beijos,
    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de livros que, como esse, se propõem a nos fazer crescer pessoal e profissionalmente. :) Eu não pretendo ler essa obra, no entanto. Apesar dos seus elogios, não senti que seria para mim. Mas gostei, principalmente, de você ter sentido que o autor refletiu muito antes de produzi-la.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha esta realmente muito bem escrita , gosto muito de livros que nos fazem crescer de alguma forma , a obra aparenta ser muito reflexiva e que passa mensagens ótimas, no momento não tenho certeza de que leria mais quem sabe em um outro momento
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia o livro mas gostei da mensagem que o livro passa.
    Adoro livros que passam uma mensagem
    Adorei a resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Primeiramente queria te dar parabens pela resenha, ela está muito bem escrita.
    Agora sobre o livro, eu não o conhecia assim como não conhecia o autor. Acho muito interessantes livros assim que nos ensinam algo, que nos motivam. Não é o tipo de livro que eu leria agora, mas quem sabe mais pra frente

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    interessante a proposta do livro, adoro livros que nos fazem pensar e que nos ensinam. Achei ótimo o autor não se colocar na posição de "dono da verdade", pois seria prepotência da parte dele. Gostei bastante e pretendo ler. Bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Gostei da sua resenha, não conhecia o livro, esses livros que fazem a gente refletir, pensar mais sobre tudo são muito importantes, espero ter a oportunidade de ler esse livro.

    Bjss

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...