[RESENHA] O segredo das runas - A Escolha de Uma Valquíria






Autor: Ano: 2015 / 
Páginas: 422 / Editora: Chiado Editora / SKOOB

Classificação 


O atentado do dia 11 de setembro entrou para a história como a maior ofensiva terrorista já registrada. Em resposta, o governo americano implantou austeras medidas para erradicar este mal do novo milênio. Com o medo assolando as ruas e o clamor por justiça sendo bradado a plenos pulmões pelas massas, a passional doutora Sophie Campbell teme pela convocação de sua irmã, a oficial das forças aéreas americanas, Claire Campbell, a uma guerra despropositada. Sem argumentos convincentes o suficiente para arrefecer o nacionalismo palpitante no coração de sua irmã, Sophie pede conselhos ao seu sábio tio, dono de uma ilustre livraria, que lhe indica um misterioso livro nórdico: “A Escolha de Uma Valquíria”.

Sem entender o motivo da inusitada indicação, a médica inicia a controversa leitura e aos poucos vai se identificando com os questionamentos e as emoções da poderosa valquíria Arthenis, que também se via com o espírito atormentado, buscando por respostas perante o inevitável mal que se aproximava. Sem conseguir se lembrar do passado que lhe fora tomado, a valquíria vagava em meio a nebulosas incertezas até o Ragnarok, o crepúsculo dos deuses, o fim dos tempos para a civilização viking.

 
Sentindo seus corações conexos, Sophie imerge no universo fantástico da mitologia nórdica, desbravando uma empolgante jornada épica ao lado de Arthenis. Porém, o que ambas não sabem é que tais mundos distantes podem ser apenas reflexos de uma única realidade.


As areias escorrem na ampulheta do tempo para que Sophie impeça sua irmã de uma arriscada empreitada militar e para que Arthenis alcance sua salvação no fatídico Ragnarok.









Qual livro nacional de literatura fantástica tenho a obrigação de ler? O segredo das runas - A Escolha de Uma Valquíria, sem sombra de dúvidas. O livro narra paralelamente a história da valquíria Arthenis e da médica Sophie. Quando começa a ler o livro que seu tio indicou, A Escolha de Uma Valquíria, Sophia começa enxergar naquelas páginas o quanto aquela história pode ajudar em suas decisões e na sua relação com sua irmã mais velha que pretende ir para guerra mesmo com um filho pequeno.


Athenis é uma Valquíria, uma guerreira que percorre os campos de batalha em busca dos guerreiros mais valiosos, estes são escolhidos por Odin e depois encaminhados para o Valhala. A grande diferença entre Sopia e Arthenis ambas lutavam por aquilo que amam, mas após conhecer Albrecht, a guerreira do panteão de Odin começa a questionar se os motivos que a levam para a batalha são os corretos. Na luta pela salvação no Ragnarok esbarramos com os deuses do Olímpo Thor, Loki, Freya, Odin e todos os outros que estão prontos para a luta.







Há muito tempo que não lia uma história tão bem elaborada, a escrita fluída e simples faz você ler por horas, apesar de serem duas histórias em nenhum momento você fica perdido ou confuso, pelo contrário, o autor faz aquilo que parecia impossível misturar drama e mitologia nórdica com riqueza. Não existem floreios nem palavras desnecessárias na narrativa do autor, os diálogos, as cenas de batalha e as descrições dos reinos de Asgard são precisas e com detalhes suficientes para criar a imagem perfeita em nossas mentes. O final é incrível e sem pontas soltas, deixando o coração do leitor acelerado, não é só pelo Ragnarok que se aproxima mas pelas escolhas que nossas personagens terão que fazer.


Sabemos que a literatura fantástica é muitas vezes vista com desconfiança e se for nacional pior ainda, mas Caio Rodrigues Alves conseguiu fazer magia com sua escrita, O Segredo das Runas precisa alcançar cada vez mais leitores para que estes possam viajar pelos mundos que o autor criou. Aos iniciantes em mitologia nórdica peçam para não se preocuparem pois o livro possui um glossário com alguns nomes e significados. Super recomendo que embarquem nessa dramática e fantástica aventura de 400 páginas. Não irão se arrepender :)



 

30 comentários

  1. Um livro com tantos elogios merece uma leitura! Muito boa a resenha parece que já estou lendo o livro, mas é como se não tivesse completo, até porque é um resenha, mas gostei bastante!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante!
    Não conhecia o livro, e achei a premissa dele muito boa. E como está positivado em sua conclusão, acho que vale a pena mergulhar nessa aventura.
    Vlw pela dica
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jéssica
    DEve ter sido um desafio mesclar as duas histórias assim, mas gostei bastante da trama e diante de tantos elogios eu fiquei interessada no livro. Gosto da literatura fantástica e me animaria em ler. Vou anotar a dica, ótima resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiii, o que falar não é? Dos livros da Chiado Editora são maravilhosos, quero muito ler este que leu e posso dizer que a história me chamou bastante a atenção.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Poxa,fiquei bem curioso por esse livro.A premissa é muito boa,faz muito meu gênero. Adorei sua resenha,me deixou com muita vontade de ler.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Jéssica, não conhecia o livro e gostei da resenha, ainda mais por ser nacional, eu sempre leio e gosto de conhecer histórias diferentes como essa de O segredo das runas. Bjkas

    ResponderExcluir
  7. Oiiie
    Não conhecia o livro mas pela resenha parece ser um livro diferente e interessante apesar de não ser de um gênero que aprecio tanto, boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. *-* Fiquei encantada com o enredo!
    Parece ser um livro muito bom e faz meu estio de leitura.
    Fiquei realmente encantada e sua resenha contribuiu para isso.
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, não conhecia a obra e fiquei curiosa com sua resenha, parabéns!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem? Confesso que não leio fantasias nacionais, não sei explicar por quê também, li um recentemente que não gostei nem um pouco. Bom saber que com este livro e diferente, vou dar uma chance.

    ResponderExcluir
  11. Não sei como o governo americano pode erradicar algo ele mesmo alimenta: o terrorismo. Mas, vamos à obra. Eu concordo com a Doutora Sophie Campbell, uma guerra despropositada, mas que alimenta a indústria de armas. Bom, mas isso não é crítica a resenha e sim interação mesmo, o que gostei bastante, pois fiquei com vontade de ler o livro, não esperava por uma fantasia, mitologia nórdica, enfim, já havia me cativado pela capa, agora, preciso ler.

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia o livro, mas eu achei ele muito interessante e com um enredo que eu realmente leria!

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  13. Engraçado que, quando comecei a ler a sinopse, achei que o autor fosse português (até pq a Chiado lança livros daqui e de Portugal). Apesar de não ter lido este livro, não é o primeiro livro de fantasia nacional que me agarra. Adoro mitologia nórdica, tenho certeza que iria adorar este livro. Obrigada pela indicação!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  14. Hi baby, tudo bem? gostei bastante da resenha e o livro parece ser bem elaborado e bem escrito, as vezes nos prendemos tanto a autores americanos com livros super famosos e deixamos passar autores pouco conhecidos mas igualmente bons! obrigado pela indicação, vou procurar saber mais do livro ;)

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e nem o autor, mas a premissa baseada na mitologia nórdica me chamou atenção e suas observações positivas acerca da escrita do autor me deixaram verdadeiramente interessada na obra.

    ResponderExcluir
  16. Achei bastante interessante o livro, gosto de livros com umanpegada mitologica e gostei desse, tem uma capa bastante instigante e a história fala por si só, adorei!

    Abraços & até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    São poucos os livros de literatura épica e fantástica que me atraem. Geralmente prefiro fantasias juvenis, rs. Mas esse parece interessante, ainda mais pela presença da mitologia nórdica
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Confesso que não conhecia o livro e que não costumo ler livros assim, por isso não fiquei tão animada, sabe? Mas achei interessante a premissa e bacana saber que o autor soube desenvolver bem a história, mas não é algo que eu queira ler no momento.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Olá, gostei muito da sua resenha, foi a primeira vez que vi a obra e já fiquei com vontade de lê-la. Gostei por abordar de certa forma o relacionamento de irmãs e por trazer um pouco de mitologia.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Hey,
    Não conhecia o livro w achei a premissa muito legal. Que bom que a narrativa é bem elaborada, pois esse tipo de tema, que mistura mitologia pode ficar muito ruim se não houver esse cuidado na escrita. Já anotei a dica.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  21. Não faz muito meu estilo de livro, mas achei a história boa e a sua descrição deu vontade de ler! Vou procurar mais sobre a obra sim :D Ótima dica!

    Bjs, Cass

    ResponderExcluir
  22. Oi! Tudo bem?

    Nossa, que premissa incrível! Pelo jeito, o livro se encaixa bem no que gosto de ler. Achei genial tudo que você descreveu! Além disso, gostei de saber que o livro é bem elaborado. Esse é um critério de muito peso em minhas avaliações! Espero ter a oportunidade de conhecer a história em breve.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  23. Oiii
    Não conhecia o livro. Mas ele parece ser realmente muito bom! Só por citar Thor e Loki já me ganhou!
    hahaha
    bjus

    ResponderExcluir
  24. Olá, eu não conhecia o livro e pela capa tão simples nem imaginaria que a historia seria tão legal e traria mitologia nórdica *-* Espero poder lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  25. Bem, a Chiado sempre trazendo títulos inovadores e certamente O segredo das runas é um deles. Fiquei bem instigada a fazer a leitura com a premissa, e curto mitologia nórdica... mas sobre os EUA quererem acabar com o terrorismo, eles iam ter que começar por eles mesmos... sem contar que eles lucram com os terroristas, mesmo que queiram passar a imagem de 'salvadores do mundo'. Enfim...

    anotação feita, na primeira chance, adquiro o livro... ^^
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi! Adorei o livro ser sobre mitologia nórdica, e principalmente ser um nacional! Muito bacana ele ter um glossário para ajudar os leitores. Com certeza irei procurar mais sobre ele. Beijos.

    Ei Carol, Leia!

    ResponderExcluir
  27. Oii,

    A história é bem interessante, mas não chamou a minha atenção.
    Mas a capa do livro, é bem bonita.

    beijos

    ResponderExcluir
  28. Olá Jessica! Obrigada pela indicação de leitura, eu adoro mitologia nórdica e gosto muito de livros baseados ou voltados para esse cenário. Vou conferir mais algumas resenhas, mas pode ter certeza que a sua despertou a minha curiosidade :D

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá,
    Não conhecia o livro, mas acho que a literatura nacional deve ser apoiada, ainda mais se tratando de fantasia envolvendo mitologia.
    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  30. curti a capa, a historia e principalmente por ser nacional

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...