[RESENHA] Birman Flint e o Mistério da Pérola Negra



Após mergulhar num mundo sombrio cercado por assassinos e traidores, Birman Flint depara-se com uma estranha verdade em torno de um antigo legado transformado numa maldição. A busca pelo misterioso artefato conhecido como Ra´s ah Amnui pode ser a resposta para a conspiração em torno do Czar Gatus Ronromanovich e sua família, conduzindo Flint por caminhos obscuros muito além da sua própria compreensão.

Um artefato, uma estranha seita e um assassinato, todos eles interligados por algo que parece representar a chave deste misterioso enigma. Uma jóia, um objeto de rara beleza ocultando em si um passado sombrio, lançando nosso herói numa corrida contra o tempo para salvar a dinastia Ronromanovich do desastre iminente.


Autor: Sergio Rossoni // Ano: 2015 // Páginas: 383 // Editora: Chiado Editora


Birman Flint foi inspirado na dinastia imperial Ronromanovich e na antiga Rússia, com várias referência a lugares e personagens que realmente existiram na história do país o autor nos apresenta um mundo misterioso e intrigante.

Após o assassinato de Karpof Mundongovigh Karpof, é certo que algo está sendo tramado contra o Czar e sua família. Em seus últimos momentos de vida Karpof deixa uma pista de seu assassino desenhada com seu próprio sangue, uma cobra envolvendo o símbolo máximo do Conselho Imperial. O repórter Birman Flint sente o cheiro de conspiração e junto com investigador Ponterroaux vai em buscar de pistas que possam desfazer essa teia de mistérios.

Com personagens diferentes do convencional e uma literatura com ar de film noir Sérgio Rossoni cria uma trama cheia de suspenses onde todos transpiram culpa... ou não. Os personagens são o grande trunfo dessa história, são tão reais e que muitas vezes esquecia que quem estava ali era um gato, rato, galo ou o quer que seja, o autor conseguiu misturar os personagens animais com o clima policial de forma criativa e até mesmo real.


Infelizmente nem tudo são flores e acabei demorando muito tempo para finalizar a leitura, alguns trechos tem descrições em excesso, e em muitos momentos me perguntei qual a necessidade do parágrafo X e daquela cena Y. Por mais que tenha gostado da ideia central do livro e de todo mistério que o autor introduziu senti que faltou “algo” que me segurasse na leitura, que realmente prendesse minha atenção.

A diagramação do livro é muito linda principalmente a capa que me conquistou já de início. O livro é para o público mais jovem e isso me fez pensar que a narrativa arrastada pode ser um ponto negativo, uma vez que mesmo acostumada com leituras pesadas fiquei cansada, principalmente em alguns trechos que a meu ver não contribuíam para o desenrolar da história e sim para encher páginas. Senti falta de um clima mais dinâmico e objetivo, acho que isso é efeito do já citado clima film noir, mesmo assim pretendo ler a continuação. Um ponto que para mim merece nota mil é a história da dinastia Ronromanovich, a ideia do mirabolante Código Uruk e todo o misticismo dos Sulk. Acredito no potencial dessa história e como minha curiosidade fala mais alto espero poder ler a continuação.



17 comentários

  1. Oi, como vai?
    Parabéns pela resenha! A premissa é interessante, apesar de não ser apropriadamente meu gênero preferido de leitura, mas, como envolve também mistério e investigação, ai estou dentro! Obrigada pela dica!
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  2. Também achei a ideia central muito interessante, mas ainda estou tomando coragem para livros de suspense então não sei se a leitura fluiria no momento...
    Sua resenha está ótima. Parabéns!

    Beijos,
    S de Sarah

    ResponderExcluir
  3. Essa pegada noir me encanta! E que capa linda! <3 Ah, seria legal se a obra fosse menos "arrastada", como comentou, ne? ^^ Mesmo assim, mega vontade de ler! <3
    Beijos, Min

    ResponderExcluir
  4. Oii Jéssica, tudo bem?
    Menina que livro mais lindo, que capa maravilhosa!!! Realmente eu adorei a premissa e o tema abordado, mas fiquei triste diante do final com o excesso de informação dessa maneira, mas meu interesse ainda continua de pé <33
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  5. Oie.
    Pelo que eu entendi ele é um HQ (?)
    Enfim, achei muito interessante o tema central, eu com toda certeza leria. Gostei da sua resenha, bem objetiva.
    Sempre tem algo em uns livros que não engolimos, mas quem sabe o segundo não te cative mais, não é? (:
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Ei Milena... Não é uma HQ mas pensando bem acho que ficaria melhor se fosse rsrs

    :*

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Gostei da proposta da série, mas realmente excesso de detalhes enche o saco, sei bem porque estou num livro assim, e até o deixei de lado para ler mais tarde.
    Se não fosse uma série, eu até daria uma chance.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  8. uma pena que o desenvolvimento da história se deu de forma arrastada, de forma geral... e eu até que fiquei curiosa com relação a trama, pelos fatos históricos inseridos na aventura e talz... a capa é realmente bonita...
    bjs...

    ResponderExcluir
  9. Jéssica, acho que eu não leria um pouco pela sinopse que não me atraiu e, mais ainda por saber que ela se desenvolveu lentamente. Não tenho paciência com livros arrastados ):

    ResponderExcluir
  10. A ideia do livro me parece bem legal, apesar de não ser muito o que eu costumo ler, eu gostei do enredo.


    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Esse é um livro que não me desperta qualquer tipo de curiosidade, apesar de ter um enredo bacana. Sei lá, talvez não seja para mim mesmo.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, não conhecia o livro e nem o autor, mas curti a proposta do livro e a inspiração que ele buscou *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  13. Olá, adorei a capa do livro...não conhecia e adoro livros de mistério, sendo assim é quase certeza que eu leria essa obra.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Oie
    muito legal sua resenha e tudo mais e espero poder indicar a alguns amigos, a capa está interessante mas nada que chame bem a minha atenção

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olhando a capa a primeira impressão é que se tratava de uma HQ, mas ainda assim a história aparenta ser bem legal.

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Eu tb achei a proposta do livro muito boa! Mas pensei exatamente isso, para eu gostar, uma pessoa que não curte muito o gênero, precisa ter esse "que" a mais para me prender...

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Não conhecia o livro, achei a proposta dele bem interessante. Mas não é muito um livro que faz meu estilo.

    Bjs!

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...