[RESENHA] A Indomável Sofia



Nota: 

 (Porque tem humor, história e romance na medida certa)


Cheguem mais, meus queridos amigos! Convido à todos para curtir essa espetacular narrativa. Conhecer a querida Sophy, joia rara de Sir Horace, é apenas um mero detalhe. Acomodem-se rápido e venham entender os motivos que me levaram à ficar encantada (e trancafiada) por dias á fio antes de terminar este livro!

~~~~~*~~~~~


Em uma época em que bailes e fitas eram mais importantes que a própria felicidade, Sofia Stanton-Lacy está pronta para abalar a vida dos primos Ombersley na Inglaterra. Educada no exterior apenas pelo pai, a moça perdeu a mãe ainda muito cedo e está acostumada a se virar sozinha, servindo os caprichos de cada sociedade com perfeição. Um pouco distinta das outras moças, sua altura pode ser exagerada, mas sua atitude impetulante é o que chama a atenção para sua carismática figura.

Enviada para passar uma temporada na casa dos tios, nem imagina a confusão em que a família está: a querida prima Cecília está comprometida com um rapaz nobre, mas apaixonada por um poeta; Hubert se encontra aflito por dívidas de jogo; Tia Lizzie sofre de tremores e ansiedade; e para completar temos Charles Rivenhall, o primo mais velho que assumiu o controle da família, observando a tudo e a todos com olhos de águia e atitudes pouco simpáticas. Piorando toda a situação temos ainda a jovem Srta. Wraxton, a noiva de Charles, que não consegue ser mais bem humorada do que um pote de sal ou menos enxerida que um papagaio. Perturbadora é pouco para descreve-la.

Disposta a resolver tudo, Sophy vai maquinando seus planos secretamente, criando confusões e distrações nada convenientes à uma moça de classe. Levado à loucura, o pobre Charles terá que ter muito jogo de cintura para não "estrangular" a prima e os seu pretendentes ousados. Causadora das maiores confusões, Sophy dará um pouco o que falar para a sociedade londrina, mas será um surpresa encantadora na casa de Berkeley Square.

~~~~~*~~~~~

Nem sei por onde começar a falar desse livro! Divertido e irreverente, custei a acreditar que foi escrito quase 70 anos atrás. Para os amantes de Jane Austen, Georgette pode ser considerada um pouco ousada de mais. Sua personagem principal, Sophy, tem um gosto próprio e por vezes me peguei imaginando uma mulher moderna de mais para a época, espalhafatosa e muito dona de sí. (Ela acaba nos conquistando depois de um segundo olhar.)

Um livro cheio de risadas, me fez até ficar com um pouco de vergonha alheia por conta de Sophy (e até odiá-la no começo) e ao contrário de Orgulho e Preconceito, esse não é um livro onde as pessoas são reais, ou seja, o mocinho não é incrível e maravilhoso, daqueles que você consegue ver a sensibilidade, assim como a mocinha que não é graciosa ou elegante. Na verdade, ela é mesmo o tempero da trama e possui habilidades incomparáveis, mas jamais seria considerada uma dama inglesa refinada.


“-Demônio! - exclamou e envolveu-a num abraço tão apertado que ela protestou. Tina dançava ao redor deles, latindo, agitada. - Quieta! - ordenou. Segurou o pescoço de Sophy entre as mãos, fazendo-a erguer o queixo. - Quer casar comigo, sua criatura vil e abominável?
-Quero, mas, veja bem, é só para evitar que torça meu pescoço - respondeu Sophy.”


Vale muito a leitura se você estiver em busca de algo leve e bem humorado para passar o tempo. Sem linguagens muito rebuscadas e cheio de pensamentos inteligentes, podemos ver claramente a crítica aos modos da sociedade inglesa: amor vale mais que dinheiro? Modos valem mais que alegrias?  Qual o peso que você pretende dar para a sua vida? E claro, temos até um personagem parecido com Sr. Collins (Orgulho e Preconceito) que nos faz pensar que o pior cego é aquele que não quer ver além de seu umbigo. (Ok, desculpa gente, mas precisei adaptar o ditado :p)

Por fim, devo dizer que este livro entrou para a minha pequena lista de favoritos e merece uma chance de ser lido por todos os amantes de Austen s2

Um grande beijo!

11 comentários

  1. Olá lindona. Como vai?
    A forma como você abordou essa história me atraiu muito e em breve vou ler esse livro.
    Beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ai eu estou doida para ler esse livro desde a pré venda dele. Aindannaontive oportunidade mas irei ler com certeza. Amei sua resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Amo Jane Austen, e o fato da Sophy ser moderna demais para a época e muito dona de si só me deixa mais interessada em conhecer a escrita da Georgette. Ainda mais que é um livro com bom-humor e cheio de pensamentos inteligentes.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Ai parece ser realmente uma delícia de livro, já fiquei doido para ler!

    beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já quero ler! Amo Austen e obra de época com mulheres protagonistas. Anotado, obrigada pela dica!

    Thunder Wave

    ResponderExcluir
  6. Eu não acredito que esse livro é antigo. Adoro livros mais antigos assim! Não costumo ler romance de época, mas esse me apareceu ser bem leve! Quem sabe um dia leio!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  7. Oie
    não costumo ler romances de época apesar de só ouvir elogios e ver resenha positivas como a sua, bem legal e que bom que curtiu tanto a leitura

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi. gostei de saber que o livro foi escrito há quase 70 anos, mas mesmo assim o enredo não me chamou atenção, achei muito parecido com os da Jane.

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei desse livro, mas teve alguns pontos que realmente me incomodaram na história. Ainda assim foi uma boa leitura pra mim.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oioi! Tudo bem?
    Também li A Indomável Sofia e a capa é uma das mais lindas.
    Amei demais a Sophy, ela é um personagem para frente e mto engraçada ne? Eu adorei o modo como ela salvou a familia dela e o modo como ela tratava todos era hilario.
    AmeI demais e quero outros livros da Geogette.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  11. Dica anotada com certeza, fiquei bem curiosa com o conteúdo do livro, e por ser divertido fica ainda mais atrativo não é mesmo? Bjkas

    ResponderExcluir

Olá!
Sua opinião é muito importante para mim.
Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu retribuir a visita.
Obrigada :D
Beijos Jéssica Rodrigues

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...